São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estratégias ajudam a não abusar do crédito

Empresários se planejam para manter caixa no azul e não depender do banco

DE SÃO PAULO

Se houvesse mais acesso a linhas de crédito específicas, micro e pequenas empresas teriam mais condições de crescer, comenta José Luiz Rossi Júnior, do Insper.
"As do BNDES são restritivas pelas exigências que muitas vezes essas empresas não conseguem cumprir, e as de outras instituições são caras", afirma Daniel Miraglia, professor de análise financeira de investimentos da Business School São Paulo.
Nesse cenário, a melhor opção para não se tornar dependente de crédito é traçar o planejamento estratégico financeiro da empresa.
Para fazer isso, Miraglia explica que é preciso analisar o mercado, a situação de caixa da companhia e seu histórico em termos de inadimplência, receita por cliente e despesa por tipos de trabalho, entre outros aspectos.
É o que faz a rede de idiomas Minds, de Maringá (PR).
Além de controlar as entradas e as saídas de dinheiro, os franqueados são orientados a depositar, no mínimo, 5% do faturamento em um fundo de reserva para períodos em que é preciso gastar mais, como na época de pagamento do 13º salário aos empregados, diz a proprietária, Leiza Oliveira, 36.
A diretora da loja Olha Quem Está Falando, Gabriela Rotenberg, 43, acha que ficar longe de dívidas é a saída para manter a saúde do caixa.

COMPRAR AOS POUCOS
Comprar menores volumes e mais vezes também ajuda, opina Silvio Paixão, professor de macroeconomia e cenários econômicos da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).
Eduardo Candia, 43, diretor da Pizzeria Cézanne, adotou essa estratégia para equilibrar seu caixa.
"Fazíamos compras para duas ou três semanas. Hoje, operamos com compras semanais", diz. Assim, os gastos ficam diluídos e acompanham melhor o ritmo da entrada de receita, explica.


Texto Anterior: Pouco acesso a crédito não limita planos de MPE
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.