São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008


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REFLEXOS DA TEMPORADA

No verão, fidelidade conta pontos

Empresas que lucram mais na alta temporada apostam na retenção do freguês para obter retorno

Alexia Santi/Folha Imagem
O restaurante Portal de Maresias, de Roberta Cunha Araújo, oferece serviço de praia aos hóspedes das pousadas parceiras

DIOGO BERCITO
ENVIADO ESPECIAL A SÃO SEBASTIÃO

Para os empreendimentos que têm suas vendas baseadas na alta temporada de verão, obter lucro "faça chuva ou faça sol" nem sempre é possível.
Em caso de tempo ruim, a procura pode cair, dificultando a manutenção do negócio. Há, ainda, as variáveis próprias da sazonalidade, como a alteração do movimento conforme o mês ou o dia da semana.
Uma das ferramentas de que o empresário dispõe para lidar com esse movimento pendular é a fidelização dos seus clientes.
Para fazer com que o freguês freqüente o mesmo estabelecimento durante a temporada e até mesmo volte no verão seguinte, as estratégias são várias. O princípio, porém, é o mesmo.
"O conceito de fidelização é a satisfação do cliente", aponta Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
"Isso significa que a fidelização acontece quando o cliente tem uma sensação de prazer em relação ao desempenho do negócio", completa Bello.

Bom relacionamento
O empresário Sérgio Miguel Goeta Júnior, 46, proprietário da pousada Canto Mágico, que fica na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), procura satisfazer o cliente investindo no bom atendimento. A satisfação chega a ser tanta, conta, que "a maioria dos hóspedes da pousada viram amigos".
Para Luiz Arnaldo Diagio, professor de empreendedorismo da BSP (Business School São Paulo), "para uma pequena empresa que depende da sazonalidade, a melhor forma de fidelizar o cliente é estabelecer amizade com ele".
O bom relacionamento com o consumidor é uma meta que pode ser atingida, segundo Diagio, por meio de um atendimento que passe ao cliente a impressão de que a empresa pode ser um "amigo para toda hora" -ou seja, que ofereça soluções que não necessariamente sejam do escopo do negócio.
Seguindo esse princípio, Goeta Júnior, da pousada Canto Mágico, oferece guarda-sóis e cadeiras de praia inclusos na diária, para aqueles que queiram passar o dia na areia. "O cliente que é bem atendido costuma voltar", observa.

Na baixa
Corrin Elaine Wilkinson, 50, que comanda o restaurante Cantinetta, localizado na praia de Camburi, em São Sebastião, não tem a alta temporada como principal foco, mas procura servir esses clientes com a qualidade de sempre. "Tento oferecer bons ingredientes e dar um bom atendimento", ressalta.
Seus fregueses mais fiéis, porém, são justamente os da baixa temporada -"aqueles que procuram meu serviço todo fim de semana e que, quando chega o verão, não vêm porque a cidade fica cheia", conta a empresária.
Veja na página 3 estratégias usadas por empreendedores para fidelizar clientes no verão.


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