São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2006


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VITRINA DE PONTA

Transparência fideliza consumidor

Evidenciar possíveis defeitos e apontar valor anterior da peça dão credibilidade à loja

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ser o seu principal atrativo, não é só de preços baixos que vive um outlet. Investir em qualidade de atendimento e fornecer detalhes sobre o produto são ações que podem impulsionar lojas de descontos de pequenas redes de varejo.
"As pessoas que freqüentam outlets são mais sensíveis a preço", lembra Claudio Felisoni de Angelo, do Provar (Programa de Administração de Varejo). Por isso evidenciar o desconto ofertado e apontar o preço original da peça é uma forma de oferecer transparência para quem compra.
Apesar de peças de coleções passadas serem o grande chamariz das pontas-de-estoque, produtos com defeito ou que não passaram pelo controle de qualidade da grife também têm outlets como destino.
Nesse caso, sinceridade com o comprador também é estratégia. "Temos de aprender com alguns exemplos norte-americanos. Lá, o defeito é claramente identificado na peça", indica Victor Almeida, do Instituto Coppead de Administração.
A grife de moda praia Rosa Chá, por exemplo, acaba de reinaugurar sua loja de estações passadas. "É um espaço para dar vazão a produtos de coleções que saíram das lojas, a peças-piloto ou a sobras", explica o estilista Amir Slama.
A unidade conta hoje com cerca de 500 itens diferentes. A proximidade do verão também impulsiona o "bazar" que a grife faz neste mês, de 15 a 19 de novembro, em sua fábrica.

Planejamento
O novo empreendimento, porém, tem de ser tratado com planejamento próprio, lançando mão de equipe e de caixa independentes, mesmo que a administração esteja vinculada.
O espaço multifuncional Spazio Vintage, que funciona como antiquário, bar e brechó, abriu, há um ano, sua loja de liquidações, a Spazio Outlet. A idéia -e a necessidade- surgiu depois que a proprietária, Stella Maris Rodrigues Garçon, adquiriu um lote grande de peças que não teriam saída para locação de figurino -o principal negócio da Spazio.
Como a clientela procurava a loja para comprar as peças de locação, Garçon investiu em um espaço próximo e abriu o outlet, que hoje conta com 5.000 peças novas e usadas de diversas marcas e modelos.
A falta de funcionários para administrar os dois pontos, distantes 50 metros, obriga o outlet a permanecer de portas fechadas -que são abertas àquela clientela que solicita atendimento. Agora, a empresária pretende ampliar a loja principal para abrigar no mesmo espaço antiquário e outlet. (AR)


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