São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2006


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entrevista do mês

Marketing eficiente demanda processos e tempo, diz consultor

Para especialista, retorno da ação pode levar três meses

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Gastar o dinheiro antes de se planejar é o maior erro cometido por pequenos empresários em termos de marketing. Essa é a avaliação de Kevin Clancy, professor de gestão de marketing da Universidade de Boston e presidente da consultoria em transformação Copernicus.
Especialista em inovação de produtos, Clancy afirma que só o marketing efetivo faz com que os lançamentos sobrevivam nas prateleiras -segundo ele, 5% do total criado permanece no mercado a longo prazo. Em entrevista exclusiva à Folha, antes de sua apresentação na ExpoManagement, em São Paulo, Clancy foi explícito: "Marketing de verdade é trabalho duro e, por isso, demanda tempo e trabalho científico".

 

FOLHA - O senhor cita a importância de gastos bem planejados em marketing. Em uma pequena ou em uma média empresa, quanto deve ser destinado a essa área?
KEVIN CLANCY -
Geralmente, esse número gira em torno de 10% das vendas, mas é possível variar de 1% a 30%, dependendo do momento e do que o empresário espera de retorno. É possível ter um programa de marketing com poucos gastos se ele for eficiente.

FOLHA - E como saber se os gastos com marketing serão efetivos?
CLANCY -
Uma empresa consegue prever o retorno dos seus planos de marketing de muitas maneiras. Uma delas é usar tecnologia de simulação, por meio da qual é possível prever até o retorno de uma campanha gastando muito pouco dinheiro. Uma boa simulação não diz apenas como será o seu desempenho, mas também como é possível melhorá-lo.

FOLHA - Qual a melhor forma para o empresário fazer a simulação?
CLANCY -
É como um experimento: os compradores são expostos ao conceito e às mudanças propostas, por exemplo. Então, o resultado é aplicado a equações de marketing que levam em conta os aspectos da estratégia, o que dará uma projeção próxima da realidade.

FOLHA - Quando é possível perceber que é mais vantajoso retirar um produto do mercado?
CLANCY -
A partir do momento em que ele não está gerando aumento dos lucros e não está ajudando na construção da marca. Isso quer dizer que muitos produtos deveriam ser retirados do mercado, principalmente aqueles que são extensões de linha -eles não ajudam a aumentar a lucratividade.

FOLHA - O fim do ano se aproxima. O que é possível fazer para aumentar as vendas nesse período?
CLANCY -
Infelizmente, nada realista. Geralmente, um plano de marketing eficaz, que mude a cara da empresa, demora de 12 a 18 meses para ser implementado. O marketing é um trabalho duro e, por isso, demanda planejamento, tempo e trabalho científico.

FOLHA - Em sua avaliação, qual o erro de marketing mais recorrente nas pequenas empresas?
CLANCY -
É, principalmente, gastar o dinheiro antes de se planejar. Assim, fica mais fácil cometer os mesmos erros. O marketing é algo sério, baseado em ciência. E é importante investir capital nisso. Uma vez implantado, a probabilidade de sucesso da empresa torna-se muito maior.

FOLHA - Como investir em um plano de marketing longo se, às vezes, a empresa não tem capital de giro?
CLANCY -
Primeiro: uma excelente estratégia de marketing pode gerar retorno em três meses. É essencial esperar esse um ano e meio para estudar bem um plano a ser implantado. E, também, se o orçamento não é alto, é melhor começar pequeno. Deve-se apresentar a marca a um mercado específico como um teste. Se bem-sucedido, é hora de procurar investidores para ajudar com o lançamento em larga escala.


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