São Paulo, domingo, 13 de março de 2011


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Erro causa perda de certificado

Falhas mais comuns incluem falta de treinamento e de descrição de cargo

DE SÃO PAULO

Ata de reunião sem visto do participante, anotações de produção preenchidas a lápis e falta de registro da data de admissão dos funcionários são erros simples, mas juntos podem fazer com que a empresa não obtenha ou até perca o certificado.
Segundo Carlos Pitanga, presidente da certificadora BSI Brasil, os erros mais encontrados estão relacionados à falta de descrição das responsabilidades de cargos e à ausência de treinamento adequado e de processos de comunicação interna.
"Não basta só implementar. Se os procedimentos não forem seguidos, a empresa perde o certificado", afirma.
Por isso, ressalta ele, após obter o documento, é necessário investimento para manter o padrão e renovar a certificação, válida por três anos.
O diretor comercial da consultoria Learn Business, Leonardo Basilio, diz que é comum empresas deixarem de cumprir requisitos legais, como vistorias, ou terem problemas financeiros, "o que atrasa o processo de certificação" (saiba mais ao lado).
Foi o que aconteceu com a fábrica de brinquedos Nova Plastibrinq no ano passado. A empresa perdeu o certificado ISO 9001 após ter investido R$ 35 mil no processo.
Segundo Márcia Domingos, 34, representante da direção da companhia, houve troca de gestores e, com isso, o cumprimento de regras deixou de ser exigido.

RETOMADA
O certificado, explica ela, era válido até 2012, mas a empresa não chegou a passar pela auditoria anual, pois os documentos foram perdidos.
No final do ano passado, uma nova consultoria foi procurada para ajudar na mudança. "Fizemos um processo de reeducação."
Diversas reformulações foram feitas, como a organização de equipamentos e de matéria-prima. A nova implementação trouxe gasto de R$ 25 mil. Agora, a empresa espera para este mês uma auditoria com a certificadora.
"Os processos passarão a ser acompanhados de perto para não haver prejuízo."
Segundo Basilio, da Learn Business, uma maneira de evitar perdas e acompanhar se todas as regras estão sendo seguidas pela empresa é designar um funcionário para realizar a função.


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