São Paulo, domingo, 15 de maio de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Parceria é forma de reduzir custo

Entidades setoriais e prestadoras de serviço oferecem descontos para companhias pequenas

DE SÃO PAULO

Para empreendedores com pouca verba para investimentos em tecnologia, uma das opções é consultar associações e entidades do setor de atuação, segundo especialistas consultados pela Folha.
"O sistema NF-e é complexo e exige um investimento que as empresas não estão preparadas para arcar. O papel delas [entidades] torna-se crucial", diz Evaldo Alves, professor de finanças da FGV (Fundação Getulio Vargas).
A ACSP (Associação Comercial de SãoPaulo) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por exemplo, têm convênio para oferecer descontos a associados em serviços de certificação digital e na contratação de softwares para emissão de NF-e.
Segundo Nelson Castilho, superintendente de tecnologia da ACSP, a entidade criou, neste ano, parcerias para beneficiar micro e pequenos empresários. Entre as vantagens está a criação de uma central telefônica (0/xx/11/3244-3737) para atender comerciantes com dúvidas.
"A tecnologia é vantajosa para qualquer negócio. A diferença está em torná-la acessível aos empresários", diz. Pesquisar produtos específicos para empresas pequenas também ajuda a reduzir cerca de 10% dos gastos.
Na Serasa Experian, especializada em serviços de informação, por exemplo, 75% das empresas que utilizam o serviço são micro e pequenas. "Para atender à demanda, dispomos de pacotes básicos mais baratos", destaca Igor Rocha, presidente de negócios de identidade digital. O mesmo acontece na Koinonia Softwares, que fornece programas para a emissão de NF-e.
"Desenvolvemos pacotes de acordo com a disponibilidade financeira do pequeno empresário", afirma Leandro Silvestre, gerente de projetos da companhia.
No intuito de agilizar seu trabalho, Jorge Correia, 45, proprietário da Amatel, distribuidora do setor de telecomunicações, adquiriu um software para gestão de micro e pequenas empresas que envia NF-e e gerencia faturamento, estoque e vendas.
"Tive que emitir notas eletrônicas para participar de licitações e decidi comprar um sistema completo com software de gestão integrado."


Texto Anterior: No exterior: Sistema de NF-e é apresentado no México
Próximo Texto: Gratuito: Treinamento aborda implantação da NF-e
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.