São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008


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LICENÇA PARA ENTRAR

Heróis velhos, como G.I. Joe e He-Man, têm a tarefa de salvar a indústria de propriedades

Setor esfria e aposta no passado

Divulgação
CAMARADA Gasparzinho ganha uma série de TV, um DVD a ser lançado em agosto e um game de computador; já foi licenciado em cuecas e cartões

ROSANGELA DE MOURA
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

O principal mercado do setor de licenciamento de marcas no mundo -o norte-americano- deparou-se no ano passado com uma desaceleração após três anos de forte crescimento. Em 2007, foram arrecadados com as propriedades US$ 5,989 bilhões, contra os US$ 6,040 bilhões de 2006 -queda de 0,8%.
Somente as licenças de personagens de entretenimento, TV e cinema tiveram alta (de US$ 30 milhões) na receita; os demais tipos de propriedade pesquisados, como artes, moda, esportes e marcas registradas, apresentaram valores inferiores. O único segmento que ficou estável foi o de publicações.
Os dados são de estudo realizado pelas universidades Harvard e Yale, a pedido da Lima (Associação Internacional da Indústria de Licenciamento).
Na avaliação do presidente da entidade, Charles Riotto, o esfriamento atual da economia norte-americana contribuiu para o desempenho "relativamente estável" de 2007. "À luz do que ocorreu nos mercados financeiro e varejista, o resultado do nosso setor foi positivo."
A julgar pelo que foi apresentado na Licensing International Expo 2008, maior evento da indústria de licenciamento no mundo, que aconteceu em Nova York na semana passada, as principais proprietárias de marcas perderam também outra receita: a da criatividade.
As principais apostas desta temporada remetem a nomes retirados bem do fundo do baú. Entre eles, foram resgatados os heróis G.I. Joe e He-Man. Mickey é outro que ressurge, em comemoração ao aniversário de 80 anos, em novembro.
Outros aniversariantes ganharam presentes especiais: Gasparzinho, com 60 anos; Smurfs, com 50; e Vila Sésamo, com 40. O gato Garfield, que cravará três décadas, terá novos episódios a partir de setembro. Já o Pequeno Pônei, que completará 25 anos, receberá da Hasbro 25 novos eqüinos.

Cinqüentona
A boneca Barbie, que celebrará meio século no ano que vem, terá direito a uma festa surpresa também por aqui. De acordo com Érica Giacomelli, diretora de licenciamento da propriedade no Brasil, a aposta serão as parcerias com empresas de eletrônicos, beleza, higiene pessoal e esportes.
"Como 2009 será um ano todo de comemorações, trabalharemos mais agressivamente com a linha vintage, voltada às mulheres adultas", revela.


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