São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2006


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização e planejamento são essenciais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ter sucesso ou fracasso em rodadas de negócio depende, em grande parte, da maneira como o empresário se prepara.
Segundo consultores ouvidos pela Folha, planejamento e profissionalismo devem ser as palavras de ordem nesses eventos.
Isso significa manter uma atitude impecável em quesitos que vão desde a pontualidade até a organização do material de apresentação da companhia. O cuidado deve ser dobrado também em amostras de produtos, cartões de visita e folhetos.
Na hora de traduzir o material, vale procurar a ajuda de profissionais experientes, que conheçam os termos técnicos corretos e as expressões idiomáticas mais adequadas.
Até o figurino escolhido pelo empreendedor influencia os resultados, ressaltam especialistas. Ao escolher roupas e sapatos, a orientação é única: sobriedade absoluta.
"Terno e gravata, material de apresentação e cartões de visita traduzidos para o idioma local são bem-vistos em qualquer cultura", acrescenta Juarez Leal, da Apex-Brasil.
Se quiser mostrar abertura e simpatia, a dica é aprender pelo menos uma frase do idioma do lugar.
Outro pré-requisito considerado fundamental para colher bons resultados é fazer a inscrição com antecedência para ter tempo hábil tanto para providenciar a apresentação quanto para dar ao organizador prazo suficiente para uma boa divulgação.
"Lamentavelmente, o brasileiro tem por hábito inscrever-se na última hora, o que prejudica a divulgação da rodada e o convite de possíveis parceiros", diz Sidnei Docal, da ACSP.


Texto Anterior: Rodadas de negociação fortalecem os contatos
Próximo Texto: Círculo de Oportunidades: Participação requer ampla pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.