São Paulo, domingo, 16 de março de 2008


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REMESSA SORTIDA

Brasil está na mira de franquias estrangeiras

Há oportunidades de negócios nas áreas de alimentação e saúde

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Redes de artigos esportivos, camisas, salada e sorvete chegam ao Brasil


MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Moeda estável, balança comercial favorável e aumento da capacidade de compra das classes mais baixas. Esses têm sido, segundo consultores ouvidos pela Folha, os principais motivos pelos quais franquias internacionais apostam, cada vez mais, no mercado brasileiro para expandir suas redes.
Segundo Marcus Rizzo, consultor e especialista em franchising, o Brasil está entre os dez países que têm as melhores condições para a expansão de redes de franquias.
"O consumo no mercado norte-americano está caindo, o que vai levar à internacionalização [das marcas norte-americanas]. Sob a ótica de outros países, o nível do risco para fazer negócios no Brasil diminuiu, e o de oportunidade cresceu", afirma Rizzo.
"Na convenção da IFA [International Franchise Association, com sede nos Estados Unidos], que aconteceu em fevereiro, cadastramos 150 empresas interessadas em expandir para o Brasil", aponta Wagner Lopes D'Almeida, diretor da Global Franchising, especializada em franquias.
Mas, para Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a alta carga tributária ainda é um empecilho para as redes investirem no Brasil.
O consultor afirma, contudo, que há interesse de franquias internacionais nos setores de alimentação -como a Salad Creations, que inaugurou uma unidade no Brasil recentemente-, de saúde e de bem-estar, como as redes de academias.

Tendências
Os setores imobiliário e automotivo também são destaques entre os segmentos que têm potencial de crescimento.
Segundo Rizzo, o mercado de conservação de veículos tende a crescer. "A manutenção da frota é necessária. Negócios similares estão consolidados no exterior", avalia.
No ramo imobiliário, o setor de serviços é a principal tendência, segundo D'Almeida. Já Ricardo Camargo, da ABF, destaca a corretagem (venda e locação de imóveis).
No setor de saúde, Ana Vecchi, consultora de estratégia e de gestão de empresas da Vecchi & Ancona, destaca as clínicas odontológicas, que, segundo ela, são um mercado em expansão. "É uma boa oportunidade para dentistas recém-formados, que não têm carteira de clientes, porque o paciente confia na marca da clínica."
Com 31 franquias em São Paulo, a MCM Odontologia inaugurou no ano passado a primeira franquia fora do Estado, na Paraíba. Para o proprietário Marco Antonio Fernandes, a franquia ajuda dentistas sem formação administrativa. "O franqueado conta com um sistema de gestão próprio."
Leia, nesta página e na próxima, exemplos de novos negócios no setor de franchising.


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