São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004


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MONTE SUA PROMOÇÃO

Não é preciso ser grande para investir nos chamados "momentos mágicos"

Inusitado surpreende e fideliza cliente

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não é preciso ser uma empresa gigante para proporcionar momentos inesquecíveis ao cliente. É claro que não vai dar para fazê-lo viajar no espaço sideral, a 100 km da Terra, como promete a Volkswagen, ou para convidá-lo para um coquetel com celebridades do porte de Malu Mader e Fábio Assunção, como o sabonete Lux.
Mas, se você tem uma padaria, pode surpreender um bom cliente com uma cesta de pães antes da visita diária ao estabelecimento. Quem tem uma oficina pode aproveitar para lavar e dar um brilho no carro do freguês.
Caso o ramo seja o de vestuário, uma idéia é perguntar ao consumidor se ele tem roupas antigas da grife faltando botões -e enviar ou pregar novos. Se uma compradora assídua entrou na floricultura e escolheu um bonito arranjo para a mãe, pode ser a hora de enviar um arranjo semelhante também para ela, sem esquecer o cartão de agradecimento em nome da empresa.
O importante é fazer o cliente se sentir especial, mesmo que haja muitos premiados. Fechar parceria com uma casa noturna para que todos os solteiros que comprarem na loja tenham entrada franca em uma festa no dia 12 de junho pode ser uma maneira de "salvar" a noite de muita gente e, de quebra, fazer propaganda.

No rastro das grandes
Promoções que têm como prêmios experiências e sensações estão na moda. Os especialistas afirmam que o processo é cíclico e que a grande publicidade alterna sorteios de casas e de carros com prêmios intangíveis. "Queríamos algo inusitado, que o dinheiro não pudesse comprar. As promoções estavam todas iguais", comenta Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de vendas e marketing da Volkswagen, sobre a viagem sideral.
Para formatar sua promoção, a Lux fez uma pesquisa qualitativa. "Poderíamos dar três ou quatro casas, mas a idéia é revelar a estrela que existe dentro da consumidora. Vimos que ela não quer encontrar artistas como tiete, quer estar lá em posição de igualdade", explica Cláudia Mefeld, gerente da marca Lux, da Unilever.
Além do coquetel com famosos, a empresa dará um banho de loja e tratamentos de beleza às vencedoras, que ficarão hospedadas no hotel Copacabana Palace, no Rio. "Para uma empresa pequena, o desafio é maior, mas acho que o mais importante é a idéia", diz ela.
Na operadora de telefonia Telemig Celular, o programa de relacionamento com clientes Você, lançado no ano passado, tem como proposta oferecer, entre outros benefícios, os chamados "momentos mágicos".
Entre as ações estão a distribuição de ingressos para shows (incluindo foto com o artista), participação em festival gastronômico e organização de pré-estréias de filmes esperados, com pipoca e refrigerante. "A idéia é dar atenção ao detalhe, antecipar os desejos do cliente. É no inusitado que se cria a satisfação", diz Erik Fernandes, diretor de marketing.
As promoções sociais também oferecem prêmios intangíveis. A rede Golden Services, por exemplo, prepara campanha que doará um cobertor a desabrigados a cada R$ 50 em compras. "O projeto social ajuda a fixar a marca, mas fazemos promoções variadas", conta Paulo César Mauro, diretor. No Dia das Mães, o prêmio foi uma viagem à Costa do Sauípe.


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