São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010


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VENDA

Em um ano, gráfica usa R$ 500 mil em permutas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Só de permutas, a gráfica Bandeirantes movimentou o equivalente a R$ 500 mil no ano passado.
A empresa aderiu às trocas para lidar com um dilema: como é próprio de seu ramo, sempre recebeu ofertas de permutar serviços com clientes. Para não deixá-los sem atendimento, cedia, mas recebia serviços que não lhe interessavam.
Ao descobrir as permutas multilaterais, a gráfica apostou que seria uma forma de atender parte das solicitações por trocas, mas sem precisar amargar o prejuízo.
"O que não nos interessa oferecemos a outros associados da rede e isso nos gera crédito", diz a sócia Denise de Camargo.
Em contrapartida, a empresa obtém viagens que são dadas aos funcionários como prêmios, sem ter de mexer no caixa.
"Outro ponto positivo é a rede de relacionamentos: como a decisão sobre a permuta é tomada pelo dono da empresa, passei a me relacionar com mais proprietários", afirma.
A gráfica costuma permutar cerca de 1% do faturamento. "Limitamos para não prejudicar o fluxo de caixa", explica Camargo. (NCC)



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