São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Integração deve demorar uma geração, afirma autor

DE SÃO PAULO

Doug Saunders, autor de "Arrival City" (ed. Pantheon; US$ 23,44; 368 págs.), dedicou dois capítulos do livro ao Brasil -um ao morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e outro ao Jardim Ângela, em São Paulo. Em entrevista à Folha, ele diz que poderia ter escrito um livro inteiro sobre o país. Veja trechos a seguir.

 

RETOMADA
Apesar de o Brasil ser completamente urbanizado, o processo de migração para cidades parou na metade. A economia ainda tem milhões de pessoas semiurbanizadas -fisicamente se mudaram, mas, em termos econômicos, ainda há um processo de integração que deve demorar uma geração. Devido à política dos anos 1970 e 1980 e à economia, que foi problemática durante um tempo, [os migrantes] não puderam abrir negócios que fossem para frente ou começar em um emprego respeitável, pagar impostos etc.
Transformar bairros pobres em lugares bem-sucedidos é forma eficaz de criar crescimento de baixo para cima.

EMPREENDEDORISMO
Pequenos negócios servem para várias funções. A primeira é ser fonte de renda para famílias. Também funcionam como emprego, e não só para o dono. É ainda uma forma de conectar pobres à economia.
Se as coisas vão bem, o restaurante ou a loja fundados pelo migrante atraem clientes de bairros mais ricos.

SETOR PÚBLICO
Muitas barreiras [para integrar bairros pobres às cidades] são físicas.
A instalação de iluminação na rua é um exemplo disso. Se alguém abre um restaurante no pé da favela, como consegue clientes da classe média? Parte da resposta é tornar o lugar mais seguro.
Vi isso acontecer em São Paulo. Antes, as ruas das favelas só tinham bares. Hoje veem-se lojas, sorveterias, restaurantes etc. Pessoas de fora podem visitar o local.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Feiras: Produto natural é aposta para pets
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.