São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

Obra reconstrói império varejista

Biografia do fundador das Casas Bahia, Samuel Klein, é referência para empreendedores

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em um período de incertezas sobre o futuro das Casas Bahia, com rumores de sua venda por parte da família Klein, parece oportuno ler a história do espírito empreendedor do fundador da varejista, Samuel Klein.
A narrativa abrange desde a origem humilde, em uma aldeia polonesa, até os últimos acontecimentos relacionados com o chamado "rei do varejo".
Em sua terceira edição, a obra inclui o capítulo "A trajetória continua". O apêndice traz informações sobre a expansão do império familiar de Klein e da realização do evento Super Casas Bahia, que, em 2006, atraiu 1,9 milhão de pessoas e rendeu R$ 94 milhões.
Os números adquirem relevância à luz das dificuldades passadas por Samuel Klein.
Sua família tinha como principal sustento a marcenaria do pai. Judeus, os Klein foram presos e encaminhados a campos de concentração da Segunda Guerra Mundial na Europa.
Sobrevivente, Samuel Klein decidiu começar uma nova vida após a guerra. Viajou com a esposa e o filho para a Argentina, a Bolívia e, finalmente, o Brasil.
Chegou à cidade do Rio de Janeiro em 1952, com US$ 3.000 em ouro comprado na Bolívia, que logo vendeu e transformou em US$ 6.000.
Com esse capital inicial, mudou-se para São Paulo e comprou a carteira de clientes de um comerciante judeu de São Caetano do Sul, além de uma casa, uma charrete e um cavalo.
Durante cinco anos, desenvolveu as técnicas de venda, mascateando pelas ruas da cidade, a pé ou na charrete. Nesse período, ampliou sua carteira a 5.000 clientes, que visitava a cada 45 dias para cobrar as prestações de vendas anteriores e oferecer novos produtos.
Em 1957, Samuel Klein comprou uma loja chamada Casa Bahia, que tinha cerca de 800 clientes cadastrados. Foi a primeira de uma rede cuja expansão continua até hoje.


LIVRO - Samuel Klein&Casas Bahia
Elias Awad; ed. Novo Século; 242 págs.; R$ 39,90.


Texto Anterior: Sonho de ter um quiosque na praia pode custar até R$ 10 mil por mês
Próximo Texto: Livros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.