São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 2010


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Rapidez e atualização fidelizam clientela

Equipe deve ser treinada para técnica e atendimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Com foco na satisfação do cliente e na propaganda boca a boca, as oficinas investem em agilidade, conforto para o freguês e atualização tecnológica.
Além de haver aporte em equipamentos de diagnóstico alinhados com as novidades do mercado, é preciso que os mecânicos estejam preparados, lembra José Palacio, do Instituto da Qualidade Automotiva.
O aperfeiçoamento da firma inclui também a possibilidade de o cliente agendar os serviços e a construção de um cadastro com os dados do carro.
Assim, ressalta Palacio, faz-se um atendimento melhor e é possível avisar o cliente quando chega a hora de trocar o óleo ou as pastilhas de freio. O instrumento pode ser feito em uma planilha de Excel.
Outro fator de fidelização de fregueses é a melhoria no ambiente. Algumas automecânicas instalam uma sala de espera com internet sem fio para os clientes de serviços rápidos, exemplifica Antonio Olinto Resende de Barros, do Centro Universitário da FEI.
Na Mecânica do Gato, a tecnologia é acompanhada de treinamento e informações fornecidos pelos fabricantes e pelo Sindirepa. "Não dá para aprender quando o carro chega à oficina", diz Cesar Samos, 42, gerente comercial.
Os funcionários passaram por treinamento sobre qualidade. "Buscamos a melhoria do profissional no atendimento ao cliente e nos procedimentos do trabalho", conta Samos, que planeja instalar um banco de dados dos clientes.
A Martelinho de Ouro, que realiza consertos na lataria, prioriza a agilidade. O serviço é agendado para que o reparo seja começado logo que o veículo chega. "O cliente que vê que o carro está parado [sem ser consertado] se revolta", conta Edvaldo Santana, 38, proprietário da empresa.
O know-how da Martelinho de Ouro deve se expandir com o modelo de franquia, que foi lançado no ano passado. (MI)

74,9%
do faturamento das oficinas mecânicas vem da mão de obra

29%
das oficinas dizem que o faturamento subiu no último ano; 24%, que ele caiu; e 47%, que se manteve

43,3%
das oficinas mecânicas têm conexão com a internet


Fonte: estudo da GiPA (que faz pesquisas no setor de pós-venda automotivo) feito em outubro e novembro de 2009 com 2.000 donos de oficinas ou responsáveis por elas


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