São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011


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Empresário deve criar projetos de viabilidade e de arquitetura

DE SÃO PAULO

O lojista que quer se estabelecer em shopping deve enfrentar uma série de burocracias, como a elaboração de um projeto que comprove a viabilidade do negócio.
No caso das independentes (não franqueadas), é necessário apresentar o perfil e os objetivos da nova marca.
De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), as exigências para abertura de ponto variam, mas, em geral, são mais rígidas em shoppings com alta procura.
O Shopping Iguatemi, em São Paulo, por exemplo, possui uma comissão para analisar as propostas de lojistas. Além de se adequarem ao perfil do centro, as lojas devem preencher lacunas deixadas por outras empresas.
No Shopping Metrô Itaquera, também em São Paulo, o projeto do lojista deve ser aprovado pela área de arquitetura do shopping.
Na opinião de Mario Cerveira, consultor jurídico do Sindilojas-SP, essa burocracia inibe a entrada de pequenos lojistas em shoppings.
"Há uma tendência natural em priorizar marcas conhecidas ou franqueadas."


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