São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009


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Feiras

De olho no mercado interno, Texfair traz peças integradas

ROSANGELA DE MOURA
ENVIADA ESPECIAL A BLUMENAU (SC)

A inconstância do dólar e a queda nas exportações levaram os expositores da Texfair (Feira Internacional da Indústria Têxtil), que aconteceu na semana passada em Blumenau (SC), a adaptar suas coleções para um novo alvo: o consumidor nacional.
"[Nesse contexto,] o foco passa a ser pesquisar o mercado interno e os nichos que queremos atingir", afirma Carlos Alexandre Döhler, da Döhler Cama, Mesa e Banho. Focada nas classes B e C, a empresa investiu em peças para o público masculino, no romantismo das flores e em cartela de cores que vai desde o lilás até o branco e desde o bordô até o amarelo. "A ideia é haver integração sem precisar trocar o jogo completo da cama", diz Döhler. Após visitar a feira, Wilma Tavares, gerente da Marlene Enxovais, avalia que essa integração foi a preocupação da maioria dos expositores.
"Também houve interesse em agradar a homens que moram sozinhos e não têm tempo nem informação para fazer a compra", completa. Outra que também pesquisou seu público-alvo foi a Lunender, do empresário Karlan Muniz. Com foco em moda para os públicos C e D, a confecção, após fazer uma pesquisa de mercado, contratou a atriz Cláudia Raia para divulgar a coleção.
"Descobrimos que a consumidora que queremos atingir admira a artista por ter um padrão diferente [de manequim], por ter uma família bem constituída e por ser bem-sucedida, além, claro, de gostar do que ela veste", justifica Muniz.


A repórter viajou a convite da organização do evento


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