São Paulo, domingo, 17 de julho de 2011


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Canal inadequado leva a prejuízo

Empresário deve definir público-alvo da propaganda e analisar compatibilidade com emissora

DE SÃO PAULO

Central telefônica sem ligação de clientes e investimento de R$ 65 mil sem retorno financeiro. Foi esse o resultado que o empresário Sérgio Guimarães Júnior, 48, diretor da Vallor Urbano, que atua no setor de urbanização de terrenos, obteve ao anunciar em um canal de notícias na TV fechada, há três anos.
"Foi frustrante montar uma estrutura de plantão de vendas e ver as telefonistas sem trabalho, e a empresa sem clientes", avalia ele, que esperava ter aumento de 14% nas vendas com o anúncio.
O motivo que levou a propaganda ao fracasso, na avaliação do executivo, foi a incompatibilidade da peça publicitária com o telespectador do canal. "Nem tudo que sai na TV é vendido. Precisamos entender melhor o consumidor", diz ele, que anunciou também em canal aberto.
Criar estratégia inadequada ao perfil do cliente é o maior erro cometido por pequenos empresários, afirma Edson Barbero, professor do Programa de Capacitação de Empresas em Desenvolvimento da FIA (Fundação Instituto de Administração).

ALVO CERTO
"A chance de um anúncio não atingir o consumidor é maior do que a de acertar, porque o público é diversificado", diz ele, que recomenda ao empresário definir o público-alvo e o que deseja alcançar com o anúncio.
Errar na estratégia, completa Barbero, pode trazer danos irreparáveis para pequenas empresas, uma vez que elas carecem de recursos para cobrir prejuízos. "A precisão do tiro deve ser certeira."
A falta de conhecimento prático de marketing é um dos principais motivos do insucesso de propagandas na televisão, aponta Carlos Coelho, diretor da Play TV, canal fechado de variedades.
"Elas [empresas de pequeno porte] têm dificuldade de criar peças publicitárias atraentes para os consumidores", considera Coelho, que afirma auxiliar donos de pequenos negócios na criação e na padronização de anúncios.
Para atingir clientes de forma assertiva, a NC Games, distribuidora de videogames, diversifica os canais de TV por assinatura escolhidos para anunciar a marca.
O perfil de cada jogo define o canal em que a peça publicitária será veiculada, explica Deborah Satyro, 51, gerente-geral de vendas.
"Enquanto games infantis são anunciados em canais para crianças, os de futebol são destinados a emissoras de esportes", exemplifica Satyro.
A estratégia, implantada há três anos, resultou em um aumento de até 400% na venda de jogos e "aproximou a marca dos clientes", calcula.


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