São Paulo, domingo, 17 de julho de 2011


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Emissoras exigem peça de qualidade

Programadoras ajudam na elaboração de anúncio; agência cobra R$ 200 mil

DE SÃO PAULO

O montante gasto com um anúncio televisivo vai além do espaço publicitário comercializado pela emissora. Por trás desse custo, há despesas extras com a elaboração de uma peça profissional.
O pacote para a produção de um "spot" (peça publicitária) de um minuto, excluindo o valor do espaço no canal, custa, em média, R$ 200 mil, segundo agências de publicidade ouvidas pela Folha.
Esse é o total que André Susskind, 35, sócio da Viva! Experiências, de presentes inusitados, estima gastar para produzir um comercial da empresa para ser veiculado no fim deste ano.
"Marinheiro de primeiro comercial", como ele se classifica, optou por contratar uma produtora para não ser prejudicado por um vídeo caseiro mal produzido. "O roteiro é fundamental para o investimento dar retorno."
Na Turner Broadcasting System, programadora responsável por 11 canais, como CNN, Cartoon Network, TCM e Boomerang, os anúncios passam por avaliação e podem ser retirados do ar no caso de alguma reclamação julgada pelo Conar (Conselho Nacional de Auto regulamentação Publicitária Brasileira).
"Há um padrão para manter a qualidade da programação", diz Rafael Davini, vice-presidente da programadora.

PADRÃO DE QUALIDADE
O mesmo ocorre na Viacom, programadora de sete canais de TV por assinatura, entre eles Nickelodeon e Nick Jr. Para não afastar o anunciante de pequeno porte, contudo, a programadora auxilia o empreendedor a produzir um bom anúncio.
"O material que recebemos, em geral, é de boa qualidade, mas também chegam peças que deixam a desejar", avalia a vice-presidente da Viacom, Fátima Zagari.
Para Elenice Rampazzo, coordenadora do curso de publicidade da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), a qualidade da propaganda interfere na eficiência da estratégia.
"Investir em área que não é o coração da empresa dificilmente dá certo."


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