São Paulo, domingo, 17 de julho de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FEIRAS

Salão do Turismo destaca roteiros com experiências

Empresas elaboram passeios diferenciados para conquistar novos turistas

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Incorporar experiências a roteiros turísticos foi uma das principais propostas apresentadas na 6ª edição do Salão do Turismo, que termina hoje (17) em São Paulo.
Em busca da diferenciação de grandes operadoras, micro e pequenas empresas de diversos setores estão unidas para oferecer ao turista mais do que belas paisagens e passeios tradicionais. A ideia é garantir que essas pessoas participem das atividades que simbolizam o local.
É o que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tenta desenvolver com 12 cidades próximas às das sedes da Copa do Mundo de 2014.
"Formatamos destinos no Brasil que unem o empreendedor local, o receptivo [traslado] e a hospedagem", explica Maurício Tedeschi, da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Nacional.
Exemplo disso, destaca ele, é Cambará do Sul (RS). "Quem estiver em Porto Alegre poderá passar dois ou três dias em Cambará e vivenciar atividades como participar de oficina de sela de cavalo, que envolve desde a amarração até o recorte e a colagem do couro, ou ainda saborear um churrasco típico", explica.
Das 12 cidades, 6 participaram de rodadas de negócio do salão -Aquiraz (CE), Cambará do Sul, Gravatá (PE), Holambra (SP), Mata de São João (BA) e Nova Friburgo (RJ).
"Toda a cadeia [de turismo] está em busca de satisfação no atendimento receptivo, para que o turista volte e recomende [o lugar] para amigos e parentes -que é a base de crescimento do setor", diz a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita. "Nosso objetivo é incluir 100 milhões de brasileiros que não viajam a lazer."

DIVERSIDADE
O evento contou ainda com rodadas voltadas ao turismo náutico -com ofertas de passeios e roteiros para viajantes que chegam de navio e têm dias livres no local- e ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).
"Vim [à rodada de negócio] para poder indicar ao cliente quais são os destinos e locais que vão recebê-lo sem diferença no atendimento", conta José Manuel Maia, gerente da Visão Operadora, de Salvador (BA). Site: www.salao.turismo.gov.br.


Texto Anterior: Foco: Rede passa de micro a média com anúncio de mulher-gato
Próximo Texto: Mão na massa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.