São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010


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Governança une marca e franqueado

Sistema de gestão torna relação mais transparente e dá poder de barganha a franquias, afirmam especialistas

PAULA NUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O franchising tem buscado implementar os conceitos de governança corporativa. Nesse movimento, segundo especialistas, ganham franqueador e franqueado.
As companhias que implantam processos de transparência na gestão e nas contas aumentam sua margem de lucro com o objetivo de adquirir marcas e ganhar gordura para abrir capital (leia mais ao lado).
Os franqueados, com a expansão da franqueadora, ganham poder de barganha para negociar pontos de venda, publicidade e valores na reposição de estoque.
Os benefícios vão além, na avaliação de Gilberto Mifano, presidente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). De acordo com ele, há uma busca pela melhoria do atendimento, de produtos e de serviços, que também favorece o cliente.
Para o vice-presidente da rede de ensino de idiomas CNA, Décio Casarejos Pecin Jr., não há mais espaço para "gestões amadoras". "As empresas querem ficar atraentes não só ao mercado, mas aos investidores", avalia.
Um número cada vez maior de franqueadoras tem se interessado em investir em governança corporativa.
A Central de Franquias, que reúne nove marcas, entre elas a Livraria Nobel, e o Grupo Multi, dono de oito, entre elas a Wizard e a Microlins, aderiram ao sistema para abrir capital.
"Estamos prontos", comemora Lincoln Martins, CEO do Grupo Multi.
Segundo Martins, a transparência da companhia sobre seus planos transmite segurança ao franqueado.
Sergio Bocayuva, CEO da Mundo Verde e especialista em implantar governança corporativa nas empresas pelas quais passou, diz que franquias que aplicam essas práticas permitem a toda a rede ter acesso às decisões da companhia.


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