UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003


Texto Anterior | Índice

INICIATIVA

Evento sem fins lucrativos terá empresas com responsabilidade social

Fome Zero ganha feira de negócios

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma feira sem fins lucrativos, cujo lucro será doado integralmente ao programa Fome Zero, do governo federal, e que tem como objetivo disseminar a responsabilidade social nas empresas dos mais variados setores.
Com essa proposta, foi lançada na semana passada, em Brasília, a Expo Fome Zero. A feira vai acontecer nos dias 12 e 13 de fevereiro do próximo ano, no Expo Center Norte, na capital paulista.
O evento está sendo organizado pela Francal Feiras, que já deu início à comercialização de espaço para potenciais expositores.
"Podem participar empresas de qualquer tamanho ou segmento que desenvolvam ações de responsabilidade social focadas no combate à fome", explica Sônia Hannouche, 39, gerente de comunicação da Francal.
No total, estão à venda 5.280 m2 de área livre no interior do Expo Center Norte, principal parceiro na concretização da idéia. A empresa cedeu um pavilhão inteiro para a realização do evento, cobrando apenas as despesas geradas por gastos com água e energia elétrica durante o período.
A idéia é estruturar toda a organização da Expo Fome Zero a partir de parcerias semelhantes, a fim de reduzir ao máximo os custos. Se isso acontecer, a previsão é que o evento gere lucros da ordem de R$ 1 milhão, a serem integralmente doados para o programa governamental de combate à fome.
"Até mesmo a organização da feira está sendo realizada a preço de custo pela Francal. Foi nosso projeto de colaboração ao Fome Zero", comenta Hannouche.
De acordo com o assessor especial do presidente da República e idealizador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, 58, uma das metas do evento é concentrar exemplos concretos e pedagógicos de responsabilidade social para que sejam conhecidos e então reproduzidos pelas empresas.
"Já existem bons trabalhos de responsabilidade social no país, e a exposição deles deve incentivar outros empresários a se tornarem parceiros do Fome Zero", afirma Grajew.
Os interessados em participar da Expo Fome Zero devem procurar a equipe de vendas da Francal Feiras (0/xx/11/4191-8188, ramal 153). O metro quadrado para exposição é comercializado por R$ 260, e há opções de espaço para montagem de estandes com tamanho entre 12 m2 e 160 m2.
"A diversidade de tamanho foi pensada para receber empresas de pequeno, médio ou grande porte", enfatiza Sônia Hannouche. No rol de interessados, já constam nomes de gigantes como Pão de Açúcar e Chesf, entre outros potenciais expositores.
"As vendas prosseguirão enquanto houver espaço disponível", diz a gerente da Francal.
Oded Grajew ressalta ainda a intenção de que a Expo Fome Zero faça parte do calendário anual de feiras brasileiras. "Deveremos ter uma edição a cada ano, a fim de manter o incentivo à adesão de novas empresas ao programa." (TATIANA DINIZ)


Texto Anterior: Ficha técnica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.