São Paulo, domingo, 19 de abril de 2009


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Atraso gerou problemas com cliente

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto traz algumas vantagens, a implantação da Nota Fiscal Paulista, que é um modelo estadual de nota eletrônica, não vem sem dificuldades, mesmo para firmas com mais experiência.
Esse foi o caso da Lenny, que vende moda de praia com alto valor agregado.
"No começo, foi meio turbulento, mas depois a gente pegou o ritmo", afirma Ícaro Damaceno, assistente administrativo-financeiro da companhia.
Ele conta que a pior etapa da implantação foi obter a autorização da Secretaria da Fazenda para que a empresa emitisse a nota fiscal eletrônica. "Começamos [o processo] em maio, mas só conseguimos o login em dezembro", relata. Ele emitia as notas, mas não as enviava à Secretaria da Fazenda.
Segundo Damaceno, os arquivos enviados fora do prazo de vencimento não eram aceitos. Ele conta que a demora para resolver o problema gerou desconforto com um de seus clientes, que comprara uma grande quantidade de peças. "Ele declarou [a compra] e nós ainda não tínhamos [declarado a venda]." Os arquivos foram enviados depois, mas não houve multa, diz.


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