São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

gestão

Tecnologias barateiam ligações

Skype e planos de operadoras que unem telefone e internet trazem economia a empresas

MAÍRA TERMERO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para o pequeno empresário, a redução de custos pode ser determinante para o sucesso do negócio. Um dos caminhos nesse sentido é cuidar bem dos gastos com telefonia.
A vedete da economia na área é a tecnologia de VoIP (voz sobre protocolo de internet), que permite conversar usando a rede. "É, sem dúvida, a grande tendência para substituir ligações internas e externas", afirma Carlos Alberto Malcher, coordenador do Gteccom (Laboratório de Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação), da Universidade Federal Fluminense.
Nos escritórios em que os computadores têm internet de banda larga, basta instalar um software como o Skype e ligar um fone de ouvido e um microfone. As ligações feitas de um programa para outro são gratuitas e ilimitadas.
Para as firmas que utilizam muito o telefone e a internet, uma opção para economizar são os planos conjugados, que oferecem os dois serviços por um único valor.
Parte dos pacotes da Embratel PME, voltados às pequenas empresas, têm a tecnologia WiMAX, de transmissão sem fio de dados, que alcança velocidade maior do que a Wi-Fi. Os planos oferecem de 4 a 8 linhas telefônicas e acesso à internet por um valor fixo.
Já a CTBC disponibiliza para empresas pacotes com internet com tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line, pelo telefone), linhas telefônicas e provedor, com planos que custam a partir de R$ 99,80.

Gerenciamento
No escritório de contabilidade SR Mendes, o plano de quatro linhas da Embratel PME foi combinado a um serviço de ramais pré-pagos da Phonoway.
O software K100, instalado em um computador ligado ao PABX da empresa, permite o controle das ligações e dos gastos dos ramais e a alocação de créditos para cada um.
"É um instrumento gerencial que me permite definir quanto quero gastar", aponta Sônia Regina Mendes, dona do escritório, que afirma ter reduzido em 30% os gastos no primeiro mês de uso do serviço.
Para quem tem funcionários em campo, algumas opções são o serviço de comunicação via rádio da Nextel e os planos das operadoras de celular.
Com o Nextel, as ligações feitas entre os usuários são gratuitas. Os aparelhos são mais caros do que os celulares, mas podem ser alugados.
Em São Paulo, as operadoras de celular Claro, Tim e Vivo oferecem planos de tarifa zero entre um grupo de aparelhos contratados pela empresa. A Oi ainda não anunciou seus planos para empresas.
Além disso, alguns aparelhos contam com acesso à rede Wi-Fi. Com a instalação de um software como o Skype no aparelho, a ligação pode ser feita por VoIP, barateando tarifas.


Texto Anterior: Redes sustentáveis
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.