São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006


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QUEM DÁ MAIS?

Maioria dos lances ocorre a distância

Participação de internautas é grande em leilão presencial, mas não domina vendas na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos leilões, os lances do comprador virtual podem representar mais de 80% do total. Isso obriga o comprador a atentar não só no movimento do adversário presente fisicamente mas também no lance virtual registrado no telão.
Para Ronaldo Santoro, da Superbid, a participação virtual é positiva. "A internet possibilitou que compradores de todo o Brasil participassem de leilões, aumentando a concorrência."
Se o empresário quiser dar um lance virtual, deverá registrar-se no site, além de assinar um termo de compromisso. Mesmo sem comparecer ao evento fisicamente, a vistoria dos bens é aconselhável.
Com anos de experiência em leilões, Pedro Henrique Nogueira, 60, conta que já viu um colega comprar um lote por engano, seduzido por fotos. "A imagem mostrava uma caixa cheia de objetos em cima de outra. Ele arrematou o lote pensando que eram duas caixas, mas, na hora de retirar, viu que era só uma", recorda.

Leilão eletrônico
Se, de um lado, a participação de internautas em leilões presenciais é crescente, de outro, os realizados pela internet não ocorrem na mesma freqüência. É o que atesta o presidente do Mercado Livre, Stelleo Tolda. "Dos produtos do site, 15% são vendidos por leilão", revela.
Segundo Tolda, tecnicamente, essa venda não pode ser considerada leilão. "Não há leiloeiro oficial ou edital, e as pessoas não têm a possibilidade de vistoriar a mercadoria antes de pensar num lance", afirma. Ele acrescenta: "Convencionou-se esse nome por causa da prática de oferecer o maior lance".
Nessa modalidade de leilão, para se proteger de fraudes, dizem especialistas, o comprador deve buscar o máximo de informações sobre o vendedor, responsável pela autenticidade e pelas condições físicas do bem.


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