São Paulo, domingo, 21 de março de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM AULA

Experiência na área auxilia na hora de selecionar o foco

Empresário alia público-alvo a necessidade de mercado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As empresas de treinamento "estão com a agenda lotada", segundo Vanderlei Cozzo, presidente da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). Portanto, conclui o executivo, há espaço para iniciantes. "Mas é preciso definir o foco do negócio."
Marcos Hashimoto, do Insper, acredita que o melhor caminho é ingressar em mercados com os quais o empresário possua afinidade. "O ideal é que ele tenha trabalhado na área."
Os 12 anos como vendedor foram uma vantagem quando Renato Romeo, 44, abriu sua empresa de treinamento na área, a SaleSolution. "Não virei consultor da noite para o dia. Antes de sair da última empresa em que trabalhei, já havia delineado um plano", destaca.
Maria José Dantas, 39, também levou a vivência de 22 anos na governança de hotéis para a Governança.com.
Ela conta que, mesmo durante a crise, a demanda aumentou. "Em 2008, demos 600 horas de treinamento. No ano seguinte, foram 700 horas. Em 2010, já temos [agendadas] 800 horas até julho", comemora.
Ela atribui o sucesso à proximidade com o mercado e à sensibilidade para orientar trabalhadores da área no atendimento a públicos específicos. "Preparamos os profissionais para lidar com esses consumidores", considera.
O mesmo acontece com garçons. Servir não é o único atributo que os profissionais devem dominar. Eles precisam ter noções de higiene e de segurança alimentar.
"Quem treina precisa utilizar metodologias capazes de fazer com que os profissionais cheguem ao mercado com esses conhecimentos", indica Paulo Solmucci Jr., da Abrasel.
O empresário também precisa estar pronto para transmitir aos profissionais as pressões psicológicas a que eles possivelmente estarão sujeitos.
"Em uma casa com diversos funcionários, a babá é a estrela. É com ela que os patrões vão conversar primeiro, por ser quem cuida dos filhos. Isso gera ciúme nos demais", exemplifica Antoniele Fagundes, 34, dona da Babá Ideal. (JV)


Texto Anterior: Construção qualifica via satélite
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.