São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006


Próximo Texto | Índice

PORTAS PARA O BRASIL

Turismo abre caminhos a empresários nas 5 regiões

País delimita 87 roteiros que vão servir de vitrine internacional

RAQUEL BOCATO
DA REPORTAGEM LOCAL

As portas que levam ao Brasil estão abertas: são 87 trilhas que conduzem turistas a novas experiências e empreendedores a oportunidades promissoras.
Esses caminhos -selecionados por órgãos públicos, iniciativa privada e organizações não-governamentais- fazem parte do Programa Roteiros do Brasil, uma iniciativa do MTur (Ministério do Turismo), e serão apresentados no Salão do Turismo 2006, que acontece de 2 a 6 de junho, em São Paulo.
O setor nunca esteve tão aquecido: no ano passado, o país recebeu o número recorde de 5.358.170 viajantes de fora (veja o ranking, obtido com exclusividade, no quadro ao lado).
Para os empresários, a consolidação dos 87 roteiros abre oportunidades de abocanhar parte dos dólares deixados por estrangeiros. Segundo o Banco Central, o volume desses recursos, em abril, atingiu US$ 344 milhões, 17% a mais que no mesmo mês de 2005.
"Todos os roteiros têm "elos faltantes", lacunas que podem ser exploradas", diz Vinícius Lages, gerente de comércio e serviços do Sebrae nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Empreendedores contam, ainda, com a ajuda das rodadas de negócios, que envolvem Sebrae e instituições financeiras. "Os bancos privados têm sido convidados a participar de seminários para estimular a concessão de financiamentos", diz Maria Luisa Leal, do MTur.
A professora de turismo da USP Doris Ruschmann avalia positivamente o ingresso de empresários na cadeia de turismo, mas é cautelosa com relação ao aporte de capital.
"Os roteiros não estão prontos, mas podem se consolidar com ações do poder público e da iniciativa privada. Por enquanto, o retorno do investimento deve vir a médio prazo."
E dá uma dica: "Quanto maior a coesão dos empresários locais, mais rentáveis devem ser os empreendimentos".
A Folha visitou um destino por região e mostra o que deve mudar nos roteiros e que oportunidades podem ampliar o caminho do empreendedorismo.


Próximo Texto: Viagem em alta: Principais países emissores de turistas para o Brasil no ano passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.