São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Chegada de turistas vai crescer 12%"

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, é otimista quando o assunto é empreendedorismo no setor turístico: "A chegada de turistas crescerá de 10% a 12% ao ano". Em entrevista exclusiva à Folha, Walfrido afirma que o ataque do PCC trará prejuízo apenas "em curtíssimo prazo". Leia, a seguir, os principais trechos.   SEGURANÇA - Acredito que [os ataques do PCC] podem ter comprometimento pontual no curtíssimo prazo: em eventos específicos para a cidade de São Paulo. Obviamente, nós deveremos ter um cuidado maior na divulgação do destino Brasil, como um lugar seguro, tranqüilo. Mas não encaramos isso como uma hecatombe.

ROTEIRIZAÇÃO - Esse será o impacto mais espetacular para micro, pequenas e médias empresas do turismo. Haverá um fortalecimento na estrutura dos roteiros turísticos.

EMPREENDEDORISMO - Se eu tivesse 30 anos, abriria o negócio com o mais poderoso instrumento que existe hoje no turismo: a internet. Como eu já tenho 63 anos, investiria como um operador turístico. Obviamente iria "começar como nicho" -começar pequeno, ver longe e grande e andar depressa.

CONSELHO - Sugiro investir mais e depressa no nicho em que o empresário já estiver, sobretudo em qualidade e em capacitação. O mercado vai crescer em uma velocidade espantosa. A chegada de turistas crescerá de 10% a 12% ao ano. Ninguém mais bate o turismo. Nem mesmo o setor da construção civil.


Texto Anterior: Viagem em alta: Principais países emissores de turistas para o Brasil no ano passado
Próximo Texto: Portas para o Brasil - Região Norte: Longínquo, Jalapão é "top" na lista dos ecoturistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.