São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007


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Franquias

Sistemas integrados dividem unidades e franqueadores

Resistência incide sobre maior controle na gestão

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De um lado, franqueadores sedentos pelos royalties das lojas; do outro, franqueados ávidos por maior apoio da rede e menores despesas. Nesse embate, o resultado é uma realidade nada incomum a quem opera no sistema de franchising: a sonegação de informações das unidades à empresa-mãe.
Para evitar retenções desse tipo, franqueadoras adotam, cada vez mais, softwares integrados, que lhes permitem ter maior conhecimento do que o-corre nas lojas de sua bandeira.
A escola de idioma Yázigi, por exemplo, começou a implementar um software desse tipo há dois anos -e ainda não conseguiu abranger toda a rede.
"Sempre há certa resistência [por parte dos franqueados antigos], como se fosse uma invasão de privacidade", argumenta Alexandre Silva, presidente do grupo. Os novatos não têm escolha -o uso do software já é previsto em contrato.
Na avaliação de André Friedheim, consultor da Francap, a resistência das lojas é maior quando não há contrapartida adequada do franqueador, como suporte, dados comparativos e apoio operacional.
A consultora da VecchiAncona Ana Vecchi aponta essa "indisposição" como algo natural. "Se o franqueado não era obrigado a ter o sistema e de repente se vê forçado a isso, a reação é realmente não querer. O caminho é convencer o empresário a perceber que não dá para gerenciar uma loja de rede sem a cultura da marca", conclui.

Melhoria na gestão
Para os que aderiram ao sistema, a facilidade do manuseio dos dados operacionais e administrativos é a maior vantagem.
"Como meu estoque é muito variado, sempre sei o que preciso comprar, quando pedir, o que está parado. Facilita a gestão", diz Carlos Alberto Ruzzi, franqueado da Multicoisas. Ele também usa o sistema para traçar estratégias de sua loja com base em outras unidades.
Segundo Adir Ribeiro, diretor de operações do Grupo Cherto, o programa integrado apresenta duas vantagens: mensuração de dados e rapidez de consulta. "Entre outros aspectos, facilita para o franqueador sugerir melhoras", assinala.
É essa medida que o empresário Eduardo Machado, franqueador da Rede Prima, da área de educação, está tentando instituir -mas não sem esforço.
"Há parceiros que não querem o sistema por causa de dados e números a que terei acesso. Mas é uma ferramenta para administrar melhor", pondera.

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