São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Angola, EUA e Portugal recebem mais redes brasileiras, diz estudo

DA ENVIADA ESPECIAL À PRAIA DO
FORTE

Portugal, EUA e Angola são os principais destinos de franquias brasileiras quando o assunto é internacionalização, aponta um estudo elaborado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e pela ABF com 20 franqueadoras de março a novembro deste ano.
Um dos motivos que ajudam a explicar a primeira e a terceira posições da lista é o idioma, reflexo de uma maior proximidade cultural.
A rede Morana instalou a primeira loja em Portugal em 2007. Hoje conta com três unidades naquele país.
Nesse período, apesar da expansão, a empresa optou por modificar o formato da operação -passou de licenciamento para loja própria.
O gerente de expansão da franqueadora, Eduardo Morita, 48, conta que começar com autonomia em território estrangeiro traz mais segurança ao processo de internacionalização. É preciso, segundo ele, fazer adequações de preço e de "mix" antes de implementar as franquias.
Para o presidente da ABF, Ricardo Bomeny, o franqueador que deseja ter operações no exterior deve contar com um parceiro local que conheça o mercado. "É uma preparação que leva tempo."


Texto Anterior: Na televisão: Aprendiz terá versão para empreendedor
Próximo Texto: Sustentável: Programa visa reduzir emissões
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.