São Paulo, domingo, 22 de março de 2009


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QUALIDADE CERTIFICADA

Parada ajuda a melhorar produção

Redução das atividades é bom momento para adotar sistema de gestão de qualidade e tirar certificação ISO

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Para Eduardo Nader, do Mercado Eletrônico, o investimento de R$ 500 mil teve retorno ainda no processo de certificação, com o aumento da produtividade da equipe

RAQUEL BOCATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em tempos de redução do consumo, frear a produção não é necessariamente sinônimo de prejuízo. O tempo ocioso é uma oportunidade para adotar normas de gestão da qualidade e, assim, obter uma certificação.
Além de aumentar a competitividade, a adoção desse sistema resulta em maior controle da administração da empresa, redução de custos e crescimento da produtividade e do nível de eficiência. Resultado: clientes mais satisfeitos.
Este é um momento adequado para micro e pequenas empresas investirem na profissionalização da gestão e na certificação, aponta Álvaro Watchler, consultor da regional Sorocaba do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
"[Esse reposicionamento] dará a elas fôlego para recuperar mercado após a crise", explica. "Antes, quando as empresas estavam vendendo mais, era a hora de pensar em crescer. Agora, o empresário tem de aproveitar as pessoas-chave que estão com tempo ocioso e reocupá-las para reavaliar processos", indica o consultor.
Quando terminar a etapa de reorganização, o passo seguinte será obter a certificação.
A procura de micro e pequenas firmas pela ISO 9001, certificação de sistema de gestão da qualidade, tem sido crescente, diz José Salvador, diretor de Novos Projetos da Fundação Vanzolini, que é certificadora.

Resultados
Segundo especialistas, alguns dos resultados do sistema e da certificação são a redução de custos e o aumento de produtividade da equipe.
Há, no entanto, outros fatores que não são facilmente mensuráveis, como o ganho de credibilidade com fornecedores e clientes -o que também impacta o faturamento.
"O resultado [da certificação] é mais efetivo para pequenas do que para grandes firmas", diz o professor de administração da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) João Vannucci.
Com ela, acrescenta, os funcionários começam a escrever processos. "Seria quase como se a empresa deitasse no divã."
Em sua dissertação de mestrado, defendida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Vannucci avaliou o retorno obtido pela certificação em pequenas indústrias da área química. "As certificadas têm produtividade 53% maior."
No Mercado Eletrônico, empresa de soluções de comércio eletrônico que obteve a ISO 9001 em 2006, o crescimento foi de 30% ao ano, relata o presidente, Eduardo Nader, 42.
"Parte desse aumento deve-se à mudança nos processos, à maior produtividade, ao trabalho em equipe e à confiabilidade [trazida pela certificação]."


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