São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011


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Tecnologia é segredo para aumentar lucro

DE SÃO PAULO

A tecnologia é um dos grandes parceiros de pequenas companhias brasileiras que desejam fugir da concorrência de preços nas exportações, dizem especialistas.
"Uma empresa que trabalhe com tecnologia não vai necessariamente se internacionalizar. Mas uma empresa que queira ser internacional precisa, certamente, investir em tecnologia", diz Felipe Borini, professor no mestrado em gestão internacional da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Ele explica que os pequenos negócios não dependentes do mercado externo, e os que oferecem produtos ou serviços diferenciados podem compor o preço com margem de lucro mais vantajosa.
É o que fazem os sócios Gilson Donato e Alexandre Carlos Guedes, da Tragial. Os principais concorrentes das travas elétricas para carros que negociam no exterior são os produtos chineses.
Mas, segundo Donato, a vantagem do artigo brasileiro é a tecnologia enquanto os chineses são fabricados para qualquer modelo de carro, os nacionais são desenhados conforme o veículo.
Mesmo com preço 50% superior ao do concorrente estrangeiro, o empresário assegura não perder mercado. A tributação também auxilia.
O produto que exportam tem preço reduzido, até se comparado ao que é vendido internamente, graças ao "drawback" suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produtos que serão exportados.
"Mas, se não repassarmos o 'drawback' [ao preço do produto], há o risco de compradores optarem pelo produto chinês", assinala.
Atualmente, as travas da Tragial são exportadas para cinco países, que representam 5% do faturamento da empresa. A expectativa é que esse número aumente para 8% neste ano.


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