São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008


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MÚLTIPLA ESCOLHA

Redes preferem perfil empreendedor

Alinhamento entre franqueador e franqueado deve ser observado na seleção do negócio

MARIANA IWAKURA
DA REPORTAGEM LOCAL
DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ter perfil empreendedor pode ser o maior diferencial do candidato na hora de ser aceito por um franqueador.
Já falta de capacidade de gestão e de recursos financeiros é o principal motivo de recusa de um franqueado em potencial.
Os critérios foram os mais mencionados na enquete realizada pela Folha com 61 redes. Respondendo sobre o principal diferencial na seleção de um franqueado, 24% das razões mencionadas por elas apontam a exigência de ele ter perfil empreendedor -e de não ser somente um investidor.
Quesitos como mostrar-se dedicado e comprometido (20%) e ter identificação com o negócio e com o modelo de franquia (16%) também foram citados como decisivos.
"O candidato deve ter perfil empreendedor e identificação com o franchising e com a natureza do negócio", aponta o diretor de marketing do CNA, Leonardo Cirino.
Entre as características que mais levam um candidato a ser recusado estão falta de técnicas de gestão (23%), falta de recursos financeiros (19%) e objetivos equivocados (17%), como ser só investidor ou não se dedicar integralmente à franquia.
Para a gerente de expansão do Centro Auditivo Telex, Nina Boaventura, "falta de competência para ser gestor e de habilidades de relacionamento é a principal razão de reprovação".
O candidato a franqueado Jorge, 38, que não quis ter o sobrenome publicado, tinha a intenção de abrir uma franquia para a mulher, mas foi negado pela Seven Idiomas. "Queriam um professor, mas os que têm o traquejo para o negócio podem não o ter para ensinar", opina.
Adriana Albertal, diretora da rede, diz que o empresário deve ter afinidade com o ramo. "Não franqueamos para investidores que vão colocar outra pessoa para cuidar da escola", justifica.
Ser recusado, no entanto, pode evitar a entrada em um mau negócio. "Não é como procurar emprego. É melhor ouvir "não" de quem o avaliou bem do que "sim" de quem só quer alguém com dinheiro", diz Ana Vecchi, diretora da Vecchi&Ancona.

Feira
O encontro entre exigências do franqueador e objetivos do franqueado é essencial para o sucesso do negócio -e almejado sobretudo nesta semana, quando ocorre a ABF Franchising Expo, organizada pela Associação Brasileira de Franchising. O evento, que vai de 25 a 28 de junho, ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo (www.abfexpo.com.br).
A feira deve servir para entrar em contato com as franquias. "Não é para fechar negócio, é para começar o "namoro'", ressalta Marcos Hirai, diretor de expansão e pontos comerciais do Grupo Cherto.
Confira, nas páginas 3 e 4, mais de cem franquias que estarão na feira e seus investimentos iniciais. Veja à direita dicas para aproveitar o evento.


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