São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010


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Demanda extra pede preparação

Empresário deve treinar funcionários e planejar bom atendimento para cativar novo público

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A visibilidade é o maior dividendo da participação em sites de compra coletiva. Como os produtos podem ser vendidos a preço de custo, o empresário não deve esperar lucrar com a ação, que deve ser considerada um investimento de marketing.
O conselho de Gilberto Campeão, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), é fazer um cálculo que cubra ao menos o custo da mercadoria.
"Quanto mais gente conhecer a loja, melhor. Mesmo assim, é importante avaliar o retorno e se preparar para receber grande volume de pessoas, com funcionários treinados para atender bem ao público", afirma.
A oferta exige um número mínimo de compradores, o que dá segurança ao anunciante, diz Sérgio Oliveira, sócio do site City Best. "Se não for atingido, não há custo para o empresário, e o dinheiro é devolvido."
Como essa ferramenta de divulgação é muito nova, ainda não há dados suficientes para uma estimativa de resultados em médio e longo prazos, pondera Oliveira.
Com o orçamento apertado e pouco tempo para capitalizar a empresa, acertar no marketing pode ser um bom começo. Pensando nisso, a empresária Renata Zarnowski, de Belo Horizonte (MG), anunciou no site de compras coletivas City Best.

EXPERIÊNCIA
Ela inaugurou há dez meses o Ville Rouge, espaço de saúde, beleza e bem-estar e, em quatro dias, vendeu 80% dos cupons anunciados -vale-compras de R$ 100 que foram vendidos por R$ 50. A empresária, que já atuou na área de marketing, aprovou a ferramenta. "O site ficou com 10% de cada cupom. Para mim, valeu a pena pela divulgação e por estar em um site em que os anúncios das outras empresas também eram bons."
Buscar a opinião de quem teve experiência com sites desse tipo é a recomendação de Daniel Lucas, proprietário da Kebaberia, em São Paulo.
Antes de anunciar no Cli- ckOn, ele procurou empresários que tinham feito promoções no portal. "Conversei com o proprietário de um circo que vendeu mais de 1.300 ingressos no site."


Com MARCELO SANTIAGO, colaboração para a Folha


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