São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010


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DE 2010 A 2013

Capacitação é o maior desafio atual

Centros de ensino em todo o país correm para oferecer qualificação profissional na área de turismo e hotelaria

Escolas de idiomas estimam que de 5% a 30% dos novos alunos cheguem em razão dos eventos de 2014 e 2016

DE SÃO PAULO

No futebol, só há eficiência após exaustivos treinamentos. Nas empresas que querem avançar durante a Copa, o mesmo esquema tático deve ser adotado: investir em capacitação da equipe.
Para as micro e pequenas empresas, a qualificação de colaboradores é atualmente o maior gargalo a ser superado, avaliam consultores.
De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), haverá em 2010 deficit de 45 mil profissionais qualificados em alojamento e alimentação -setores impactados pelo Mundial.
Com foco em suprir tais carências, diversos órgãos governamentais correm para lançar programas de capacitação que envolvem empresas e profissionais liberais.
O Ministério do Turismo planeja preparar 870 mil pessoas a tempo da Copa das Confederações, em 2013.
No Rio de Janeiro, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado iniciou a qualificação de mão de obra para o mercado esportivo e inaugurou duas unidades de ensino tecnológicos em turismo.
O Centro Paula Souza, que administra as escolas técnicas paulistas, vai oferecer curso na área de esportes. A instituição está aberta a parcerias com empresas para oferecer cursos com fins específicos, informa a superintendente, Laura Laganá.
Algumas empresas já estão se capacitando para 2014. O movimento nas escolas de idioma é um indicativo disso. Wizard, Yázigi e UpTime estimam que de 5% a 30% dos novos alunos cheguem em razão da Copa e dos Jogos Olímpicos.
Uma das que negociam parceria para oferecer cursos com descontos a seus franqueados é a Yes Rent a Car. "Também estamos fazendo treinamento de reciclagem nas áreas de vendas, operações e atendimento", afirma o diretor da rede de locadoras, Raimundo Teixeira.
O Grupo Fitta, de franquias de agências de câmbio, vai intensificar a imersão de dez dias na qual franqueados e funcionários estudam de legislação a atendimento e detalhes de produtos.
(JV)


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folha.com.br/1014022




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