São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Sistema aumenta controle de uso da água e diminui desperdícios

DE SÃO PAULO - Com um desperdício médio de 52% de água tratada ao ano, o Brasil figura como um dos países que mais perdem esse recurso durante seu processo de tratamento.
Pensando em reduzir o índice, a Nexus, empresa de softwares especializada em processos de saneamento básico, desenvolveu software livre em que é possível cadastrar a rede de saneamento e aumentar o controle do desperdício.
"São perdidos R$ 10 bilhões por ano em vazamento, medição equivocada do hidrômetro e roubo. O maior controle da rede de distribuição combate desvios no processo", diz o sócio José Maria Pinheiro.
Para viabilizar a criação do sistema, a Nexus conseguiu R$ 1,14 milhão em financiamentos de três instituições de fomento à pesquisa .
Em troca, a partir de dezembro, implantará o software no site do Ministério das Cidades para que empresas de saneamento possam aplicá-lo.
Questionado pela Folha sobre como irá faturar com o software livre, Pinheiro afirma que oferecerá consultoria para a implantação e a manutenção da ferramenta. "Trabalho em rede é tendência e acreditamos que seja muito lucrativo."


Texto Anterior: Ficha técnica
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.