São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006


Próximo Texto | Índice

MARCAS REGISTRADAS

Feira revela lançamentos de 2007

Fadas para meninas e robôs para meninos são apostas em evento de licenciamento em NY

ROSANGELA DE MOURA
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Fadas, aventuras com pingüins e novas histórias do Shrek e do Homem-Aranha foram as atrações da 26ª Licensing International, Feira Internacional de Licenciamento, que aconteceu de 20 a 22 de junho em Nova York.
O mercado de licenças, que movimenta ao ano US$ 175 bilhões nos EUA e R$ 2,7 bilhões no Brasil, levou ao evento 500 firmas detentoras de 6.000 propriedades, entre lançamentos e marcas comercializadas (saiba mais no quadro ao lado).
Destas, algumas devem se transformar em dividendos para o empreendedor brasileiro. A aposta de quem tem como público-alvo meninas de seis a 11 anos são os contos de fadas: novas histórias da Disney e da Barbie devem ser os destaques.
O conto da Disney acontece na Terra do Nunca, onde moram Peter Pan, Capitão Gancho e Sininho. Inspirada no clássico "Peter & Wendy", a escritora Gail Carson escreveu ""A Terra do Nunca e o Segredo das Fadas". A primeira edição já vendeu mais de 1 milhão de unidades. No Brasil, foi lançada pela editora Melhoramentos.
A próxima aventura de Barbie, que será lançada em outubro em DVD, vem acompanhada de 12 princesas bailarinas. A história destaca a importância da amizade, dos valores familiares e da cooperação.
Já quem pretende licenciar produtos voltados para os meninos deve ficar de olho em "Transformers", que terá versão para as telonas em julho de 2007. No filme, Optimus Prime, líder dos Autobots, não hesitará em usar seus poderes e vasto arsenal para impedir Megatron de dominar o Universo.
Simpáticos, os pingüins também constarão de produções cinematográficas, com estréias previstas para o próximo inverno pela Warner e pela Sony.
Em "Happy Feet", da Warner, Mumble não canta como os outros pingüins que vivem na Antártida para atrair as fêmeas, mas é um excelente dançarino de sapateado.
Já Cody, protagonista de ""Surf's Up", abandona a família para participar de uma competição de surfe. Ele acredita que, ganhando a prova, terá a admiração e o respeito que deseja.
Ainda no cinema, os holofotes apontarão para Shrek, Homem-Aranha e Os Simpsons, que, como em versões anteriores, são apostas de sucesso em licença de produtos com foco no consumidor adulto.

Desenhos animados
Já na telinha, a novidade é a estréia dos desenhos da Nickelodeon "Dora", "Go, Diego, Go!" e "Blue's Clues" na Rede TV!. Com o aumento de exposição das personagens, empresários já prevêem bons retornos ao investir nessas licenças.
As artes marciais também vão estar presentes nos novos desenhos animados para a TV: a Nickelodeon investe em Avatar, e a Warner, em Xiaolin Showdown. A Warner, aliás, tem em mãos uma das maiores atrações do segmento: depois de anos de indefinição, acaba de fechar contrato para deter os direitos da personagem coreana "Pucca", que passará a ser oferecida pela empresa para licença no segundo semestre.


Próximo Texto: Licença para o futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.