São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Licenciamento

Mascote é liberado para licença

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Logomarcas e personagens nascidos para estampar determinados produtos e com boa aceitação no mercado podem ganhar licenciamento próprio -ação conhecida como extensão de marca.
Um exemplo são as Menininhas, personagens desenvolvidas pela Tilibra para uma linha de cadernos. Segundo Sidney Bergamaschi, gerente de marketing, a Tilibra foi procurada por outros fabricantes, que queriam saber como adquirir a licença das figuras.
"Contratamos um agente de licenciamento, porque não tínhamos know-how para esse negócio", conta.
Bergamaschi ressalta que nem todos os personagens criados pela empresa podem ser licenciados -eles devem, primeiro, ser aprovados pelo consumidor.
A agente Ana Kasmanas, responsável pelo licenciamento das Menininhas, conta que fechou rapidamente contratos com diversos fabricantes, que estamparam as personagens em seus produtos. "Hoje são 18 empresas licenciadas, que fabricam 175 itens."
A linha expandiu-se para os segmentos de papelaria, roupa de cama e acessórios. "Recentemente, começamos a montar um projeto para os personagens Lilica e Tigor, da Marisol", revela.

Texto Anterior: Fique atento: Para vender "in company", é preciso
Próximo Texto: Animação: Gato Félix veste roupa e caderno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.