São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2010


Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

Boa negociação começa antes do cara a cara

Divulgação
O diretor do Harvard Negociation Project James Sebenius

DE SÃO PAULO

A negociação costuma ser encarada como o processo de discussão durante uma reunião. Para James Sebenius, coautor do livro "Negociação 3-D" (editora Bookman), essa visão é um erro. O trâmite deve começar antes e depende principalmente de ações realizadas "fora da mesa". Sebenius, que é diretor do Harvard Negociation Project, vem ao Brasil nesta terça-feira para o Fórum HSM de Negociação. Antes, falou com exclusividade para a Folha sobre como ter sucesso em acordos. (MV)

 

Folha - O que é a negociação 3-D?
James Sebenius -
A negociação 3-D é baseada em três pontos: táticas, elaboração do negócio e arranjo.
Quase 95% das pesquisas acadêmicas e dos livros sobre negociação envolvem apenas o que é feito na mesa, quando se está cara a cara com quem negocia.

O que fazer fora da mesa para melhorar a negociação?
Ter as pessoas certas na mesa e envolvidas com a negociação. Os interesses das partes devem ser analisados antes de negociar.
É preciso também ter opções de saída e pensar em contar com um aliado ou um fornecedor alternativo. Quanto mais forte é esse parceiro alternativo, mais forte será sua posição na mesa durante a negociação. Ir embora não deve ser a última opção.

Como organizar o processo de negociação?
A coisa mais importante é pensar e fazer escolhas conscientes em vez de apenas pedir uma reunião e aparecer para negociar.
Às vezes, é melhor começar com as alianças que vão apoiá-lo fora da mesa e fazer pressão externa sobre a outra parte. Às vezes, você vai precisar pensar primeiro nas pessoas que representarão as partes durante a negociação. Às vezes, regras simples não funcionam.

Quais são os principais problemas táticos durante as negociações?
São muitos os erros táticos, e são cometidos com frequência. O mais comum é, durante o processo de negociação, ter mais foco em suas posições em vez de analisar seus interesses naquilo, deixando de lado o que está nas entrelinhas.


Texto Anterior: Os cinco passos da aprovação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.