São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009


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MERCADORIA DISPONÍVEL

Histórico ajuda a planejar estoque

Venda de produtos em outros anos aponta quantidade a ser comprada para o final do ano

Patrícia Araujo/Folha Imagem
O diretor Paulo Greco, da importadora Aurora, que já está recebendo os itens que irão suprir a demanda maior do fim de ano

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eventos mais esperados pelo varejo, o Natal e as festas de fim de ano pedem boa preparação para não faltar ou sobrar mercadoria no estoque em um período de grandes vendas.
Para especialistas ouvidos pela Folha, esse é o momento para garantir um estoque adequado, negociando preço e entrega com fornecedores.
"Quem demorar poderá ficar sem produto ou com uma margem de lucro menor do que a esperada", alerta Paulo Resende, coordenador do núcleo de logística e infraestrutura da Fundação Dom Cabral.
Ainda que pareça difícil planejar agora os itens que estarão nas prateleiras em dezembro, a recomendação aos empresários é bem simples: observar o histórico de vendas de cada produto nos anos anteriores.
Esse tipo de informação deve ser muito bem analisada, destaca Peter Wankle, professor responsável pelo Centro de Estudos em Logística do Coppead, escola de negócios da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Para compilar dados, Fernando Meirelles, professor do departamento de informática e de métodos quantitativos aplicados à administração da Fundação Getulio Vargas, sugere softwares integrados de gestão.
Ele ressalta que o importante é ter registros de entrada e de saída. "Planilhas de Excel também podem ajudar o empresário, pois mostram o giro dos produtos", explica.
Nuno Folto, professor de administração do varejo do Provar-FIA (Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração), alerta para o cenário atípico deste ano. "Com a crise, é difícil saber como os clientes foram afetados. Vale esperar um pouco para fazer grandes compras com segurança."


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