São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002


Texto Anterior | Índice

NEGÓCIO EM FOCO

Câmbio ajuda produção local de enfeites

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ruim para alguns, bom para outros. Assim é possível descrever, hoje, o mercado de enfeites natalinos no Brasil. Devido à alta do dólar ocorrida ao longo do ano, muitos importadores foram surpreendidos e tiveram cancelados os pedidos feitos em maio -época em que acontece a maior feira da área, a Christmas Fair.
Com isso, os fabricantes nacionais tiveram aumento nas vendas. "Tivemos um aumento de 30% no faturamento, mas nossas expectativas chegam a 50%", diz Rachel Donadelli, gerente comercial da indústria Mancini, de São Paulo, um dos maiores produtores nacionais de árvores, bolas e grinaldas.
O importador Antonio Areias, de Recife, esteve lá. Ele fechou 80% dos negócios durante o evento. "Sofremos o impacto do aumento do dólar. Cerca de 30% dos pedidos foram cancelados", diz.

Em cima da hora
Outro fabricante nacional de enfeites, Wanda Hauck, do Rio Grande do Sul, não sentiu o aumento nas vendas, mas acredita que isso ainda é possível.
"O lojista aguarda o último momento, mas ele deve se mexer logo. Não temos importados no mercado, e as fábricas têm limite de material e de capacidade", alerta o proprietário Ricardo Hauck.
Os comerciantes confirmam. "Conseguimos negócios melhores com os produtores nacionais", conta Péricles Lima, diretor de vendas da loja Koraicho, que trabalha há 12 anos com produtos natalinos na região da rua 25 de Março, em São Paulo.
Segundo ele, a importação vem diminuindo gradativamente. "No ano passado, cerca de 60% dos produtos da loja eram importados. Neste ano, isso fica em torno de 45%."

Menos vendas
De acordo com Elias George Âmbar, diretor de marketing da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências, o comerciante da região está esperando queda nas vendas.
A importadora Natalie fez um reposicionamento de mercado, voltando-se para a venda no varejo. O sócio Josef Benhaim diz que desde 1997 as vendas no atacado vêm caindo. (ISABEL CASTRO)


Texto Anterior: Marketing: Promoção corrói lucro, diz guru americano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.