São Paulo, domingo, 28 de junho de 2009


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Licenciamento

Snoopy faz 60 anos com planos de estampar novos produtos

MARIANA IWAKURA
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia 2 de outubro de 2010, Snoopy, Charlie Brown, Woodstock e os demais personagens da tira Peanuts completarão 60 anos de idade.
Criados por Charles M. Schulz, as figuras estampam diversos produtos, mas o objetivo é aproveitar o momento e aumentar a divulgação da marca. Para isso, há um "style guide" com desenhos para a comemoração.
No Brasil, a divulgação prevê eventos como exposições em shoppings. Em março de 2010, estreia o espetáculo "Meu Amigo, Charlie Brown", baseado em musical da Broadway.
Com os eventos, prevê-se aumento de 15% nas vendas dos produtos estampados com os personagens, segundo Peter Carrero, presidente da ITC Licensing, responsável pelas licenças no Brasil.
As categorias abertas para licenciamento são as de jeans, calçados, alimentos (biscoitos e cereais), brinquedos (quebra-cabeças e jogos), eletrônicos e acessórios para a casa. Os royalties são de cerca de 10%, exceto nas categorias de alimentos, em que oscilam de 3% a 4%.
Os personagens já decoram produtos tão diferentes quanto cangas e livros, mas o público principal da marca são mulheres que têm entre 18 e 45 anos de idade, diz Shawn Lawson Cummings, vice-presidente sênior de licenciamento internacional da United Media. A companhia distribui mundialmente os direitos de licença dos personagens.

Herança
Com o objetivo de aproximar a marca do público mais jovem, Snoopy e sua turma devem estampar, no ano que vem, um jogo para Nintendo Wii. A estratégia contempla também a venda, pela Warner Home Video, de filmes remasterizados e a distribuição on-line de vídeos curtos baseados nas tiras.
"Quando se existe há 60 anos, é fácil ser visto como velho. Mas [a tira] tem uma herança muito rica", afirma Cummings.


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