São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avaliação define metas para o período

Variáveis internas e externas e atendimento à demanda devem ser considerados ao traçar mudanças

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um problema comum para a maioria dos micro e pequenos empresários é dedicar-se demais às tarefas práticas e esquecer-se de pensar estrategicamente o negócio.
O início do ano é a época ideal para mudar a atitude e apostar em planejamento. "É a melhor forma de correr menos riscos", avalia Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O primeiro passo é estabelecer um objetivo, como o de aumentar o faturamento, e elencar os passos para conquistá-lo.
As lições podem ser aprendidas das grandes companhias.
O empresário Eike Batista, do Grupo EBX, aconselha, em seu blog (www.eikebatista.com.br/home.html), a deixar o planejamento em um local visível.
"Para ver e se perguntar regularmente: eu já prestei atenção neste ponto? Vislumbrei todos os aspectos?"

Impactos
Para traçar seu plano, o empresário deve levar em conta as variáveis que podem impactar positiva ou negativamente as suas atividades.
No que se refere ao seu negócio, precisa verificar se o que oferece atende à demanda do seu público. A preocupação não deve ser só o produto mas também as condições da oferta, o ambiente do estabelecimento, a qualidade do atendimento e o tipo de pagamento aceito.
"Um simples ajuste, como aceitar vale-refeição, pode agregar novos consumidores", exemplifica Bello.
Fora da empresa, um fator a ser considerado com cuidado é a concorrência.
Ao olhar para o mercado, os acionistas do laboratório Pasteur, que faz análises clínicas, descobriram uma forma de se diferenciar da concorrência.
Em 2001, instalaram um sistema "drive-thru", que permite ao cliente fazer coletas, entregar exames e retirar resultados sem sair do carro.
"A idéia era dar mais comodidade aos idosos, mas atraímos novos clientes, visto que há falta de estacionamento na região. O resultado foi muito positivo", comenta João Carlos Maluza Paes, diretor-presidente da empresa. (LC)


Texto Anterior: Planos elevam patamar de firma
Próximo Texto: Imagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.