São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2008


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FELIZ VALOR NOVO

Exportar é como abrir um novo negócio

Empresário deve mudar atitude, prospectar mercados e mudar marca; América Latina é bom começo

Marcelo Justo/Folha Imagem
A empresa de Wilson Poit atraiu o interesse de um fundo de investimento e prevê fechar 2008 com um faturamento 80% maior

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em tempos de crise, quando as perdas das empresas já causam demissões e anunciam crescimento mais tímido da economia brasileira, sai na frente a empresa que tem clientes de outras nacionalidades.
Essa necessidade pode ser a mola propulsora para pequenos empresários planejarem sua estréia no mercado externo. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, perto de 21 mil empresas brasileiras exportaram em 2007.
"O primeiro passo para o pequeno empresário começar a exportar é mudar a atitude", aponta Maria Aparecida de Almeida Santos, coordenadora da pós-graduação em comércio exterior da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).
Ela aconselha encarar a exportação como um novo negócio. "Deve ser visto como algo a médio e longo prazo", ressalta.

Pontes
Nesse processo, órgãos do governo e consultorias podem ajudar a prospectar mercados e a projetar a marca. A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um deles.
Ano a ano, a agência faz a intermediação entre empresários brasileiros e compradores internacionais, levando-os a eventos em outros países.
Nessas ocasiões, o empresário identifica onde há demanda para seus produtos. Moda brasileira, por exemplo, vive um bom momento fora.
"Trabalhamos com 64 setores, como mobiliário, calçados e confecção", aponta Rogério Bellini, coordenador da área de projetos da Apex-Brasil.
De acordo com Bellini, América Latina, África e Ásia concentram os países com mais potencial para comprar do Brasil.
No entanto, para ganhar experiência no comércio exterior, países da América do Sul são bons mercados para os produtos brasileiros, aponta.

Colaboração
Pequenos empresários barateiam custos e aumentam o poder de exposição da marca se atuam com outros de seu segmento. "Pode até ser concorrente no Brasil, mas fora é parceiro", explica Bellini.
As feiras de negócio são as grandes portas de entrada no mercado externo. A dica de quem já exporta é visitar um evento, colher contatos e começar a fazer vendas depois.


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