São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004


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EXPORTAÇÃO

El Corte Inglés promove marcas brasileiras

DA REDAÇÃO

O renomado magazine espanhol El Corte Inglés, que tem cerca de 80 lojas espalhadas na Espanha e em Portugal, direcionou sua mira neste ano para o mercado brasileiro.
Durante duas semanas em maio, consumidores locais e turistas terão acesso a produtos de 25 marcas brasileiras de moda praia, incluindo chinelos, moda infantil, sapatos femininos, camisetas masculinas e bijuterias feitas a partir de matérias-primas do país, como açaí, coco e fibras. Trata-se do evento Playa Brasil 2004, que marca o início do verão europeu.
A idéia surgiu no ano passado, quando o Ministério das Relações Exteriores, a Apex (Associação de Promoção de Exportações do Brasil) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) convidaram a direção do magazine para uma semana de reuniões com fabricantes brasileiros.
"A seleção prezou muito a criatividade dessas marcas, que é o que faz sucesso no exterior", explica Cristina Graber, 40, representante do El Corte Inglés para o Brasil. "O mercado está ficando saturado de produtos orientais, que não ousam nem criam muito."
"A força que os estilistas brasileiros conseguiram lá fora fez aumentar o desejo dos europeus por esses produtos. Sinto que é o momento da moda praia brasileira na Europa. E esse é o pontapé inicial de uma parceria [entre o Brasil e o magazine] que pode perdurar."
Salinas e Ligia e Nanny são duas das representantes de moda praia, enquanto a Via Uno faz parte do grupo calçadista, e a Morana, de lojas de acessórios.

Artesanato
Jae Ho Lee, 39, um dos sócios da Morana, que, com 18 meses, já abriu 20 lojas em São Paulo (3 próprias e 17 franquias), está otimista com a visibilidade que a marca terá fora do país. "As 8.500 peças que estamos enviando ficarão expostas com o nosso nome. Eles não irão tirar as nossas etiquetas para colocar o nome do magazine. Isso é muito positivo para nós. E não há como negar que o artesanato brasileiro seja muito apreciado lá fora."



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