São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010


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Perdas podem anular os lucros

Treinamento dos funcionários e investimento em equipamentos aumentam a segurança

DE SÃO PAULO

Além de furtos, produtos quebrados também aumentam o índice de perdas -daí a importância de implantar um sistema de prevenção.
Em geral, o empresário primeiro sente no bolso e só depois investe, dizem especialistas consultados pela Folha.
"Quando não investimos em gestão de perdas, deixamos de ampliar lucros. Perdemos na proporção em que ganhamos", compara Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em relação aos indicadores do setor.
Segundo o Provar, as perdas no setor representaram 2,33% do faturamento líquido em 2009. Já o lucro médio da associação foi de 2,3%.
Um dos principais entraves do lojista é o treinamento de pessoas. "Investimentos em equipamentos são pontuais, mas ensinar funcionários a identificar situações suspeitas é a parte mais difícil, e é contínua", diz Rui Nazarian, presidente do Sindilojas-SP (sindicato dos lojistas de São Paulo).
É preciso também considerar o furto interno, complementa Nazarian. Em geral, lojas de vestuário obrigam os funcionários a abrirem a bolsa na hora de sair. No caso de empresas de lingerie, é necessário mostrar parte da peça íntima para checar se o empregado não está levando mercadoria.
Outra dificuldade é como abordar o furto identificado. "A reação violenta pode gerar dano", diz Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

LOJA EM SHOPPING
Há empresários que optam por abrir loja em shopping porque acreditam que nesse ambiente haja mais segurança com sistemas de monitoramento de câmeras e vigias nas áreas comuns.
"Os lojistas tendem, de forma errônea, a achar que o shopping é responsável pela segurança, e com isso deixam de tomar preventivamente os cuidados necessários", afirma Luiz Fernando Sambugaro, diretor da Gateway Security, especializada em soluções em segurança.
Mônica Carvalho, gerente de seis lojas Levi's com experiência de cinco anos na área, afirma que conhece bem os métodos típicos de furto. Ela ensina vendedores a diagnosticar quando está ocorrendo algum.


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