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Perdas podem anular os lucros
Treinamento dos funcionários e investimento em equipamentos aumentam a segurança
DE SÃO PAULO
Além de furtos, produtos
quebrados também aumentam o índice de perdas -daí
a importância de implantar
um sistema de prevenção.
Em geral, o empresário primeiro sente no bolso e só depois investe, dizem especialistas consultados pela Folha.
"Quando não investimos
em gestão de perdas, deixamos de ampliar lucros. Perdemos na proporção em que
ganhamos", compara Sussumu Honda, presidente da
Abras (Associação Brasileira
de Supermercados), em relação aos indicadores do setor.
Segundo o Provar, as perdas no setor representaram
2,33% do faturamento líquido em 2009. Já o lucro médio
da associação foi de 2,3%.
Um dos principais entraves do lojista é o treinamento
de pessoas. "Investimentos
em equipamentos são pontuais, mas ensinar funcionários a identificar situações
suspeitas é a parte mais difícil, e é contínua", diz Rui Nazarian, presidente do Sindilojas-SP (sindicato dos lojistas de São Paulo).
É preciso também considerar o furto interno, complementa Nazarian. Em geral,
lojas de vestuário obrigam os
funcionários a abrirem a bolsa na hora de sair. No caso de
empresas de lingerie, é necessário mostrar parte da peça íntima para checar se o
empregado não está levando
mercadoria.
Outra dificuldade é como
abordar o furto identificado.
"A reação violenta pode gerar dano", diz Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo
de Estudos do Varejo da
ESPM (Escola Superior de
Propaganda e Marketing).
LOJA EM SHOPPING
Há empresários que optam
por abrir loja em shopping
porque acreditam que nesse
ambiente haja mais segurança com sistemas de monitoramento de câmeras e vigias
nas áreas comuns.
"Os lojistas tendem, de forma errônea, a achar que o
shopping é responsável pela
segurança, e com isso deixam de tomar preventivamente os cuidados necessários", afirma Luiz Fernando
Sambugaro, diretor da Gateway Security, especializada
em soluções em segurança.
Mônica Carvalho, gerente
de seis lojas Levi's com experiência de cinco anos na área,
afirma que conhece bem os
métodos típicos de furto. Ela
ensina vendedores a diagnosticar quando está ocorrendo algum.
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