São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEIRAS

Chegada da primavera motiva encontros para donos de floriculturas conhecerem novidades

Seis eventos têm flores como tema

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Rosas verdes, roxas e negras, vasos de até 1,6 m de altura e outros menores em formato de sapo ou de sapatilhas são algumas das novidades da 5ª Fiaflora (Feira Internacional da Floricultura, Paisagismo e Jardinagem), que começa na quarta-feira, no Centro de Exposições Imigrantes.
A feira reúne neste ano 280 expositores, entre eles a Happy Flowers, importadora de rosas de cores diferenciadas, que vêm do Equador e da Colômbia. Também são destaque os produtores de flores tropicais, vindos do norte e do nordeste do país.
É uma oportunidade para comerciantes conhecerem novos produtos e incrementarem seu negócio no começo da primavera. Além da feira, há outros cinco eventos sobre flores marcados para esta semana -quatro são vinculados à 5ª Fiaflora e tratam de questões como paisagismo e flores ornamentais. Alguns deles são exclusivos para profissionais, outros são abertos ao público (veja a programação no quadro ao lado).
Outro evento, independente da feira, é o 63º Flower Show, que será realizado a partir de sexta (4/ 10), no Centro Britânico Brasileiro, com a venda de arranjos florais e artigos de jardinagem.

Novidades
Apesar de as vendas aumentarem principalmente em datas comemorativas, como no Dia dos Namorados e no Dia das Mães, o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura, Sérgio Pupo Nogueira, diz que a primavera também pode ser bem aproveitada.
A dona da floricultura Naturaleza, Aglaê Mazorra Fernandez, diz que suas vendas chegam a aumentar 20% entre setembro e dezembro. A razão, segundo ela, é que nessa época as pessoas começam a se preocupar com seus jardins. "É aí que entra a criatividade do dono da floricultura", diz. Fernandez tenta criar arranjos diferenciados para chamar a atenção.
A arquiteta e paisagista do Instituto Brasileiro de Paisagismo Cristiane Ramos aconselha os donos de floricultura a usarem o período para cativarem mais clientes. Ela dá a dica: diversifique seu negócio com fontes, cascatinhas, terrários (pequenos jardins em caixas metálicas) e flores exóticas.


Texto Anterior: Negócio em foco: Produto com a cara do cliente ganha espaço
Próximo Texto: Mercado externo: Alca deve prejudicar pequenas empresas, conclui seminário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.