São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2005


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Firmas ainda descartam uso da rede para vender produtos

DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda são poucas as firmas que vendem produtos ou serviços pela internet. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na região de Belo Horizonte, 48,5% das 1.300 firmas da cadeia da indústria de software consultadas não fazem transação comercial on-line.
"Esse é um panorama nacional. A maioria das empresas preocupa-se apenas em colocar um site institucional no ar. Muitas ainda não perceberam o potencial da web para a comercialização de seus itens", destaca o gestor estadual do programa Fortalecimento da Indústria de Software, do Sebrae, Marden Marcio Magalhães.
O estudo, que será divulgado em novembro, mostra que 25,5% das companhias adquirem produtos pela internet e 19,6% vendem algum item. Também indica que 17,5% delas não têm acesso à internet e que 26,7% apresentam somente conexão discada.
"A questão financeira e os desafios gerenciais, como a divulgação de produtos e serviços, são as principais barreiras para que o empresário invista no comércio on-line", analisa Magalhães. Segundo ele, em muitos casos, os empreendedores só percebem o potencial desse segmento quando recebem pedidos pelo site.
Foi o caso da Orto-Nil Saúde e Podologia, empresa de produtos médicos que conta com três lojas físicas na Grande São Paulo. "Criamos o primeiro site em 1998, mas não comercializávamos produtos pela web", diz o diretor da firma Nilton Luiz Marzullo Jr., 33.
No início, os clientes telefonavam para a empresa para saber como poderiam adquirir os itens. "Começamos de maneira informal: passávamos a conta da empresa e, com o depósito, providenciávamos a entrega", conta.
O comércio virtual só passou a existir profissionalmente em julho de 2000. "Hoje, cerca de 5% dos pedidos são feitos on-line. Planejamos duplicar esse índice."


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