São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009


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SOCIAL NO LUCRO

Marcelo Justo/Folha Imagem
Adriana Barbosa com produtos da Feira Preta

Empresas aliam soluções sociais a nichos de mercado

Enxergar as mudanças necessárias para uma sociedade ecologicamente mais correta e socialmente mais justa como oportunidade de negócios é um talento que cresce no Brasil. Para Eliane Belfort, diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a nova economia é esta: "Ela agrega a expertise de negócio à visão social e ambiental. Tenho visto isso nas pequenas empresas. Sai na frente quem acredita em novas oportunidades". André Carvalho, da New Ventures -que busca investidores para projetos ambientalmente inovadores-, critica a visão de que o lucro impede a função social das empresas. "Há um questionamento sobre obter lucro e remunerar acionista. Entendo que não há nenhuma contradição em fazê-lo", conjectura. Leia nesta e na próxima página casos de sete empreendedores que se lançaram nas áreas social e ambiental -e que vêm obtendo bons resultados em seus negócios. (ANDRÉ LOBATO)

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