São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tamanho de linha de produção determina facilidade em inovar

DE SÃO PAULO

Micro e pequenas empresas têm uma vantagem em relação às maiores quando o tema é inovação: uma linha de produção menor. Isso significa que, em geral, podem mudar a forma de fabricação de produtos a curto prazo.
"As pequenas empresas têm tradição em inovar em seus processos produtivos", destaca Hulda Oliveira, analista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Segundo Fábio Mestriner, coordenador do comitê de estudos estratégicos da Abre (Associação Brasileira de Embalagens), a linha de produção de larga escala limita mudanças muito ousadas.
Ele aconselha empresas a inovar em processos simples, como embalagens.
"Você pode inovar pegando a embalagem de uma categoria de produto e deslocando para outra. É como usar um pote de margarina para armazenar sal."
Foi o que fez Cintia Motta, 52, que produz, industrializa e comercializa cogumelos.
A produção chegava às prateleiras em baldinhos plásticos que, em 2009, foram trocados por embalagens com sistema de fechamento conhecido como "zíper".
"As vendas cresceram mais de 100%, e os gastos com a mudança não foram altos", explica a empreendedora.


Texto Anterior: Preço e endereço
Próximo Texto: Ferramenta mede 'deficit tecnológico'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.