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Ensaio - Danny Hakim

Europa desenvolve carros voadores

LIVERPOOL, Inglaterra - Você sabe o que seria sensacional?

Mini-helicópteros pessoais tão fáceis de pilotar quanto dirigir um carro, que decolassem de nossos quintais e pairassem acima do trânsito.

O fato é que instituições de pesquisa na Europa estão estudando a viabilidade de pequenos helicópteros privados em um projeto chamado MyCopter, apoiadas por um subsídio de US$ 4,7 milhões do governo da União Europeia. Cientistas e engenheiros do Instituto Max Planck de Cibernética Biológica em Tübingen, Alemanha, e daqui, da faculdade de engenharia da Universidade de Liverpool, estão à frente da pesquisa.

Estive no Centro de Dinâmica de Engenharia da Universidade de Liverpool, onde fiz um voo experimental em um simulador de voo com forma esférica.

Para o MyCopter, os pesquisadores estão tentando descobrir como fazer helicópteros pessoais fáceis de pilotar, para pessoas inexperientes. Ou seja, pessoas como eu. Assim que me sentei, uma grande tela de vídeo cercou minha visão periférica dos dois lados. O céu estava azul e a relva era verde. Havia um acelerador entre minhas pernas que controlava a velocidade e as curvas e um manete à esquerda para controlar a altitude.

Decolei facilmente. Então segui uma rodovia aérea virtual que se estendia diante de mim, voando através de uma série de quadrados roxos espalhados pela linha do horizonte simulada. O maior problema era ficar atento para não confundir o acelerador com o manete de altitude.

Parte do desafio do MyCopter é criar uma maneira para que massas de carros aerotransportados voem abaixo dos aviões, para que não haja colisões, sem gerar a necessidade de milhares de novos controladores de trânsito aéreo ou de infraestrutura física.

No Instituto Max Planck, os pesquisadores estudam tecnologias de "feedback" para motoristas já presentes em carros, como volantes que vibram e avisos quando a pessoa sai do caminho, que poderiam ser usados para ajudar os pilotos a se manterem na rota de voo correta.

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Zurique, estão explorando maneiras de automatizar a operação dos helicópteros fazendo testes com drones. Na filial do instituto em Lausanne, cientistas estudam como evitar colisões observando o voo das aves em bandos.

Algumas empresas pequenas já estão desenvolvendo carros voadores, como a Pal-V da Holanda, que pretende lançar em 2016 um carro pequeno que pode se transformar em helicóptero, o qual custará cerca de US$ 300 mil.

Mike Stekelenburg, da Pal-V, disse que o maior problema a longo prazo para que veículos desse tipo ganhem popularidade não será pilotar, mas questões ambientais. "Há muito tempo existem pilotos automáticos, e estão sendo feitas experiências com a eletrônica para que os carros dirijam sozinhos", disse ele. "O maior desafio é se livrar da dependência de combustíveis fósseis."

O MyCopter foi concebido por Heinrich H. Bülthoff, para o qual os pequenos helicópteros poderão ser competitivos, pois evitariam perder tempo no trânsito e permitiriam se deslocar mais diretamente.

Quanto ao voo experimental que fiz, achei ótimo. Mais para o final, confundi a mão no acelerador com a mão no manete de altitude e tive a impressão de que o voo perdeu a velocidade ou a altura. Sinos começaram a tocar, e o instrutor de simulação de voo sentado ao meu lado teve de assumir o controle.

Da próxima vez, pretendo pegar o simulador de voo com piloto automático.


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